Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

No Pará, consumidores pagarão 34,34% a mais pela energia elétrica

Consumidores pagarão 34,34% a mais pela energia (Foto: Divulgação)
Os novos valores da energia elétrica serão aplicados para dois milhões de unidades consumidoras
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem reajuste tarifário da Centrais Elétricas do Pará (Celpa). Para os consumidores residenciais, segundo a Celpa, o reajuste será de 34,34%; já a classe industrial sofrerá reajuste de 36,41%, sendo que o reajuste médio geral ficou em 34,96%.

Os novos valores serão aplicados a partir de amanhã para dois milhões de unidades consumidoras, segundo a Aneel. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Pará), é o 15º reajuste na tarifa de energia elétrica dos paraenses autorizado pela Aneel à Celpa e o maior desde a privatização da empresa, em 1998.

Segundo os estudos do Dieese, os impactos no bolso dos consumidores paraenses com os sucessivos aumentos nas contas de energia elétrica desde a privatização da concessionária são bem maiores do que somente os percentuais autorizados no aniversário das privatizadas ou das revisões tarifarias ocorridas durante este período. “A população deverá sofrer novamente um duplo impacto, o primeiro pelo próprio reajuste da tarifa nas contas residenciais bem acima da inflação e o segundo pela inflação causada pela subida nos preços em função dos repasses dos reajustes do setor industrial e comercial para todos”, informa o departamento. (DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário