Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Carimbó é patrimônio

O carimbó, uma das mais emblemáticas manifestações da cultura popular paraense, foi declarado oficialmente patrimônio cultural imaterial do País. A decisão unânime foi tomada na manhã de ontem, em Brasília, pelo Ministério da Cultura (MinC), e anunciada pela ministra Marta Suplicy, que veio a Belém participar das comemorações pelo reconhecimento. Grupos de carimbó de vários municípios lotaram a Fundação Cultral do Pará Tancredo Neves (Centur), em Belém, tocando os curimbós e dançando para celebrar o que é considerado uma conquista histórica. Mais cedo, houve alvorada de carimbó no Ver-o-Peso.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconhece a existência de 100 a 150 grupos de carimbó em todo o Pará; o ano de 2015 será dedicado à manifestação, com políticas efetivas fomentando o carimbó imortalizado pelos mestres Cupijó, Verequete e Lucindo, a “trindade carimboleira”.

Decisão - Por unanimidade, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, reunido durante a 76ª reunião do Conselho, na sede do Iphan, em Brasília, aprovou o pedido. Os 22 conselheiros foram favoráveis ao parecer lido pela antropóloga e relatora do registro, Lúcia Velthem. Em seu discurso, emocionado, ela declarou que a dança e suas diversas manifestações estão inscritas na identidade do paraense, e que agora, o seu valor simbólico passa a representar todos os brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário