Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Círio 2014: Igreja acata decisão do Ibama e suspende fogos

A Diretoria da Festa de Nazaré e a Arquidiocese de Belém comunicaram, na manhã desta terça-feira (23), que decidiram acatar a decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), que determinou a suspensão do show pirotécnico do encerramento do Círio de Nazaré deste ano. A determinação visa evitar impactos ambientais na área, incluindo a morte de animais que sobrevoam o Centro Arquitetônico de Nazaré. Mas o Círio Musical na concha acústica está mantido, garantiu o arcebispo.

Após anunciar que acata a decisão do Ibama, o Arcebispo Metropolitano de Belém Dom Alberto Taveira, avaliou o fato aos jornalistas. 'O show pirotécnico era parte integrante efetiva do evento religioso de Nossa Senhora de Nazaré, pelo que esse tipo de proibição acaba por interferir direta e indiretamente na religiosidade e cultura do povo paraense, principalmente, porque desde o final do ano passado, o Círio de Nazaré foi declarado como patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO'.
A decisão foi baseada no relatório de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que tem como justificativa a preservação dos periquitos que se abrigam nas árvores da Praça Santuário e do estacionamento do Centro Social de Nazaré. A decisão termina com uma tradição que já acontecia há 150 anos. O espetáculo de fogos tinha uma duração média de 12 minutos.

Durante a coletiva de imprensa, o arcebispo metropolitano de Belém, também informou que recebeu um telefonema do Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, garantindo o apoio da Prefeitura para tentar reverter a determinação antes do Círio.

Taveira também esclareceu à imprensa que o Círio Musical foi autorizado e a Diretoria da Festa garantiu que os 15 dias de show na Concha Acústica, da Praça Santuário estão mantidos. (OrmNews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário