Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Clonando Pensamento

"Caboclo nenhum aprende a votar em um sistema político-eleitoral tão corrompido e danoso como o nosso. Dentre tantas incongruências, destaco os institutos da reeleição e do segundo turno para cargos executivos – que foram, sem dúvida, um tiro no pé. Eram duas boas ideias que infelizmente se perderam e deram completamente errado no Brasil: escancararam o uso da máquina administrativa, elevaram o fisiologismo à milésima potência e transformaram os partidos, ideologicamente maltrapilhos, em verdadeiras organizações criminosas. Em síntese: a reeleição e o segundo turno, energizando a corrupção eleitoral, provocaram, dentre outros malefícios, a falência o sistema representativo, com os negócios públicos sucumbindo inapelavelmente aos interesses privados. Enquanto não concebermos e pusermos em prática um sistema partidário e eleitoral elaborado pela sociedade com a participação efetiva do povo – e não pelo Congresso, que para tanto já perdeu quer a oportunidade quer a legitimidade –, baseado na tolerância zero à corrupção, no respeito integral e inegociável ao interesse público e na objetiva igualdade de oportunidades entre todos os partidos e todos os candidatos, continuaremos a assistir, de dois em dois anos, ao deprimente desfile dos caboclos rumo às urnas como se fosse gado tocado para um brete pelos barões da politicalha que não honram os sábios princípios da verdadeira arte da Política, aquela Política com “P” maiúsculo da qual nos falou Rui Barbosa em seu célebre discurso na Conferência de Haia há exatos 107 anos." 
(Luiz Ismaelino Valente, procurador de justiça aposentado, ao ser perguntado pela jornalista e blogueira Franssinete Florenzano, se ´O caboclo já está aprendendo a votar ou os caciques ainda o levam no cabresto?`)

Nenhum comentário:

Postar um comentário