Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Emater e Ideflor incentivam a implantação de Sistemas Agroflorestais no oeste paraense

A produção de mudas frutíferas e essências florestais, resultado de um convênio firmado entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), vai beneficiar, até maio do próximo ano, 175 famílias agricultoras de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, no oeste paraense. A expectativa é produzir 120 mil mudas.

O projeto prevê a implantação de um viveiro para produção de mudas, que serão entregues a 31 comunidades da zona rural de Belterra, beneficiando 155 produtores no município, e mais 20 em Santarém e Mojuí dos Campos. O objetivo é atender a recuperação de áreas alteradas nos três municípios, promovendo a restauração florestal, a produção de alimentos e a geração de renda para as famílias agricultoras.

Quarenta pessoas, entre técnicos e agricultores familiares, já foram capacitadas para trabalhar a produção de mudas e a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), com enfoque no consórcio do curauá e de espécies florestais, como cumaru, pau rosa, mogno e castanha do Pará. “Com a implantação dos SAFs nas Unidades de Produção Familiar atendidas pelo convênio se busca a diversificação das espécies cultivadas e da produção, contribuindo para a geração de renda em diferentes épocas do ano. Os SAFs também contribuem para a recuperação de áreas que não seriam mais utilizadas”, informa o engenheiro agrônomo Paulo Lobato, da Emater.

O trabalho conta ainda com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) e das prefeituras dos municípios de Belterra e Santarém. (Ag.Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário