Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Igreja cumprirá ordem do Ibama. Não haverá fogos no final do Círio.

Jorge Xervan, Tito Valente e Dom Alberto
A Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa decidiram acatar a determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), que por meio de decisão interlocutória embargou a realização do show pirotécnico no último dia de festividade do Círio de Nazaré. O anúncio foi feito ontem, pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, em coletiva em que esteve acompanhado do diretor coordenador do Círio 2014, Jorge Xerfan, e do diretor assessor jurídico, Tito Valente.

O grupo aguarda ainda um posicionamento da prefeitura de Belém, que prometeu recorrer da decisão do Ibama na Justiça. O Termo de Suspensão editado pelo Ibama não afeta o Círio Musical, que precisará se adaptar ao limite de som estabelecido pela Lei Municipal nº 7.7990/00 (diurno de 70 decibéis e noturno de 60 decibéis).

Conforme avalia dom Alberto Taveira, o show pirotécnico faz parte da cultura do povo brasileiro e, sobretudo, uma tradição da festa paraense. “Como fomos tolhidos com a proibição por parte do Ibama, que é responsável por esta providência, temos o dever de realizar aquilo que foi determinado”, disse. Entretanto, ele assegura que nos anos anteriores a festividade cumpriu com todas as orientações determinadas pelas autoridades ambientais. “Há um fato novo, já que a prefeitura municipal nos comunicou que vai entrar nesta questão, tomando as devidas providências, seja no âmbito administrativo ou judicial, para nos ajudar a manter esta realidade, que faz parte do patrimônio cultural do nosso povo”, disse, frisando existir essa luz no fim do túnel para quem ainda aguarda que o evento pirotécnico aconteça.

“Queremos deixar claro que não se trata da Arquidiocese ou da Diretoria da Festa não fazer esta manifestação pirotécnica. Apenas vamos cumprir aquilo que o órgão chamado Ibama nos determinou fazer”, ressaltou.

Já o diretor coordenador do Círio 2014, Jorge Xerfan, afirma que, embora no primeiro momento a decisão seja por acatar a determinação do órgão ambiental, é possível que o caso sofra uma reviravolta. “Acreditamos que esta medida seja reformada, haja vista que a nossa defesa ainda não foi julgada”, afirmou. Ele lamenta o fato de estarem sendo julgados processos de 2012. “Se for mantido este ritmo, até o dia do Círio a nossa defesa não terá sido apreciada. Porém, aguardamos o bom senso e esperamos que a decisão seja revogada, e que tenhamos os fogos, como acontece anualmente”.

Quanto ao Círio Musical, Xerfan afirma que o evento está garantido. “O Círio Musical vai acontecer normalmente, inclusive pleiteamos as licenças junto à Semma (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), que deve, a qualquer momento, nos conceder o documento para realização dos shows musicais. O próprio Ibama reconheceu e suspendeu os embargos contra o Círio Musical, que é uma programação evangelizadora, em que milhares de jovens ocupam a praça Santuário”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário