Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

'Botão do Pânico' será implantado para inibir violência contra a mulher em Manaus

Uma nova tecnologia já existente em outros estados deve ajudar mulheres vítimas ou passíveis de agressão em Manaus a se manterem seguras: o botão do pânico. Segundo o secretário de Justiça do Estado, Louismar Bonates, inicialmente cerca de 100 unidades serão disponibilizadas a partir da próxima semana para complementar o projeto Ronda Maria da Penha, lançado na última terça-feira (30). O Amazonas é o quarto estado do Brasil a adotar a medida de proteção. Com o dispositivo, possíveis vítimas em ameaça apertam o botão e recebem imediatamente apoio policial. De acordo com Bonates, Manaus é a primeira cidade do país a integrar o botão do pânico com outro serviço lançado semana passada, onde os supostos infratores são monitorados.

“Já tínhamos as tornozeleiras eletrônicas onde os cidadãos infratores são monitorados, e agora teremos o botão do pânico. Antes o trabalho era feito só com o suposto agressor, agora será feito em conjunto com o infrator e a vítima, de modo que ela saberá quando ele estiver se aproximando”, explicou. Todos os chamados devem ser monitorados pelo Centro de Operação e Controle do Sistema Prisional e Tornozeleiras Eletrônicas da Sejus.

Em Manaus, segundo o secretário, a Vara Especializadas em Crimes Contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) já determinou o uso de tornozeleiras para alguns suspeitos. Bonates ainda esclarece que o botão do pânico deve ser estabelecido para casos de extrema urgência, ou seja, quando a mulher já foi ameaçada ou agredida pelo parceiro.

Ronda Maria da Penha
Com o objetivo de proteger vítimas de violência doméstica, o Governo do Estado lançou semana passada em Manaus o projeto Ronda Maria da Penha. O projeto conta com grupamento especializado e inicia em fase piloto na área do 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro novo Aleixo, na Zona Norte.

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), somente nos primeiros dias de atuação, o projeto já realizou 25 visitas a vítimas de violência que solicitaram medidas protetivas à Justiça. (Jornal A Crítica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário