(Foto: Janine Valente/Ag.Belém)
A calçadas compartilhada já funciona em Belém, desde o fim de setembro, na avenida Almirante Barroso, no trecho compreendido entre a avenida Tavares Bastos e a rua Nossa Senhora Aparecida, no Entroncamento.
A calçada compartilhada permite que ciclistas e pedestres dividam o mesmo espaço. Na época do início das obras, o projeto causou polêmica e muita reclamação de moradores.
Introduzido pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), o projeto serve como uma opção viária para os ciclistas, que ganharam um corredor exclusivo, todo sinalizado, sem obstáculos e livre dos riscos provocados pelo tráfego intenso de veículos. Além disso, o gradil da antiga ciclovia da Almirante Barroso foi reaproveitado para garantir aos ciclistas uma via em separado dos pedestres.
Airton Lins, coordenador de projetos e programas de Educação no Trânsito da Semob, explica que, pela necessidade de haver uma proteção extra aos ciclistas, as peças da antiga ciclovia da Almirante Barroso foram reaproveitadas, de maneira a deixar ciclistas e pedestres longe do tráfego. "Além disso, todos os obstáculos que obstruíam a área foram retirados, como postes e telefones públicos", acrescenta. (Dol)
A calçada compartilhada permite que ciclistas e pedestres dividam o mesmo espaço. Na época do início das obras, o projeto causou polêmica e muita reclamação de moradores.
Introduzido pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), o projeto serve como uma opção viária para os ciclistas, que ganharam um corredor exclusivo, todo sinalizado, sem obstáculos e livre dos riscos provocados pelo tráfego intenso de veículos. Além disso, o gradil da antiga ciclovia da Almirante Barroso foi reaproveitado para garantir aos ciclistas uma via em separado dos pedestres.
Airton Lins, coordenador de projetos e programas de Educação no Trânsito da Semob, explica que, pela necessidade de haver uma proteção extra aos ciclistas, as peças da antiga ciclovia da Almirante Barroso foram reaproveitadas, de maneira a deixar ciclistas e pedestres longe do tráfego. "Além disso, todos os obstáculos que obstruíam a área foram retirados, como postes e telefones públicos", acrescenta. (Dol)
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