Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

domingo, 12 de outubro de 2014

Círio 2014: Trasladação


A Trasladação é a quinta das 12 romarias do Círio e faz o percurso inverso da romaria principal.
Após celebração eucarística em frente ao Colégio Gentil Bittencourt, no bairro de Nazaré, em Belém, teve início ontem (11) a procissão da Trasladação, quinta das 12 romarias que compõem o Círio 2014.

O cortejo começou por volta das 17h45, logo após o término da missa, celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, em parceria com Dom Teodoro Mendes, Dom Irineu Roman, Dom Vicente Joaquim Zico e diversos sacerdotes e diáconos.

Após deixar a Praça Santuário e a Basílica de Nazaré, na avenida Nazaré, a Berlinda realizou a primeira curva do trajeto, deixando a avenida para avançar na avenida Presidente Vargas, onde ultrapassou metade do percurso.
A Trasladação iniciou por volta das 17h45, após celebração eucarística em frente ao Colégio Gentil Bittencourt, na avenida Nazaré.
A imagem recebeu homenagens em frente ao Colégio Santa Catarina de Sena, a sede social do Clube do Remo e no Colégio Nazaré, além de ser celebrada pela cantora Fafá de Belém.

Em outro trecho, a Imagem Peregrina foi recebida com fogos de articífio ao passar em frente à uma loja de construções e foi homenageada com a apresentação de um coral em frente a sede social do Paysandu.

A imagem também foi homenageada ao passar em frente ao edifício Manoel Pinto da Silva, ao prédio do Ministério da Previdência Social e também no tradicional Cinema Olympia.

Já em frente ao Banco da Amazônia, a Imagem Peregrina foi recebida com fogos de artifício e uma chuva de pétalas de rosa. O padre Antônio Maria também esteve no local para prestar homenagem com uma apresentação musical.

A Santa também recebeu homenages ao passar pelo prédio dos Correios e pelo Banco do Brasil, onde foi recebida com nova chuva de fogos.

Depois, ao realizar a curva da avenida Presidente Vargas para a avenida Boulevard Castilhos Franca, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora foi homenageada com cinco minutos de fogos na sede do Sindicato dos Estivadores.

Por volta das 22h30, a corda foi desatrelada da Berlinda enquanto à ultima estação subia a avenida Portugal, o que acelerou o andamento da procissão e diversos romeiros chegaram rapidamente à Catedral da Sé.
Para dar agilidade a Berlinda e evitar atrasos, a corda foi desatrelada ainda no Ver-O-Peso.
Na pedra do peixe, os pescadores e peixeiros do Ver-O-Peso saudaram a Virgem Maria enquanto ela se aproximava da Praça do Relógio - mesmo período em que as cordas precisaram ser desatreladas da Berlinda para dar mais agilidade a romaria.

E assim, por volta das 22h50, a Berlinda chegou à Praça Frei Caetano Brandão, sendo recebida pelos sinos da Catedral Metropolitana de Belém, o destino final da quinta romaria do Círio de Nazaré.

Lá, a imagem foi retirada da Berlinda pelo arcebispo Dom Alberto Taveira e colocada no altar montato ao lado da Catedral, onde ficará exposta até o início da procissão do Círio. Já os fiéis iniciaram a Vigília, em que os devotos descansam em oração enquanto aguardam o início da sexta e principal romaria, que sairá em direção à Basílica de Nazaré pelo percurso inverso ao realizado na Trasladação.

Cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram da procissão, cuja distância do trajeto é de 3,5 quilômetros. Segundo a diretoria da Festa do Círio, a quinta romaria ocorreu dentro do cronograma planejado.

Com um percurso alguns metros mais longo que do Círio, a Trasladação faz o sentido inverso da romaria principal, rumo a Catedral Metropolitana de Belém (ou Catedral da Sé), no bairro da Cidade Velha.  (Dol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário