Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Hoje é o Dia Internacional do Idoso

Hoje, primeiro de outubro, comemora-se o dia internacional das pessoas idosas, sendo que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.

O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratique atividades produtivas, etc.

Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não tem mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares.

É comum vermos pessoas colocando idosos em casas de repouso, para não ter obrigação e cuidados com os mesmos. Isso é uma falta de consideração e de responsabilidade social, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.

No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.

É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional. Sendo assim, estando com o lado emocional equilibrado, a saúde mental será muito mais valorizada e proveitosa.

No Brasil, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999, para considerar as dificuldades, direitos e deveres a que estão sujeitos.

Um comentário:

  1. Os idosos da CAPAF são tratados como produto descartável pelo Banco da Amazônia, ao qual prestaram serviços nos melhores anos de suas vidas.Na gestão Flora Valadares, os aposentados foram execrados publicamente como os "responsáveis" pelo desequilíbrio atuarial da CAPAF, por que tinham a mania de recorrer à Justiça em busca de direitos. Na gestão Mãncio Lima, os aposentados foram chamados a confraternizar com a diretoria do Banco, que mandava servir lanches e distribuir algumas agendas oficiais do próprio Banco como forma de "conquistar" sua simpatia para com os Planos Saldados da CAPAF, o ardil que o Banco encontrou para se livrar de vez dos aposentados com o assessoramento de uma Consultora Internacional de nome complicado. Na atual gestão do senhor Rossi, os aposentados sequer foram lembrados com a distribuição de bombons no Dia de São Cosme e Damião...A atual diretoria do banco estaria "engasgada" com a mania que os aposentados têm de lutar pela própria sobrevivência, recorrendo á Justiça, através das entidades representativas AEBA e AABA...

    ResponderExcluir