Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

domingo, 12 de outubro de 2014

Imagem original da Virgem de Nazaré desce do Glória na Basílica

Imagem Original (Foto: reprodução / TV Liberal) 
Imagem original da Virgem de Nazaré, encontrada em 1700 (Foto: Reprodução / TV Liberal)
Centenas de devotos católicos se reuniram no início da tarde deste sábado (11) na Basílica Santuário, em Belém, para assistir a uma das cerimônias mais importantes da festividade do Círio de Nazaré: a descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada por Plácido de Souza em 1700, do alto-mor, também chamado de Glória. O momento é raro e, desde 1992, ocorre em apenas duas ocasiões: em outubro, no período da Festa de Nazaré, e no mês de maio, quando é comemorado o aniversário de elevação da Basílica à Santuário.

A cerimônia é tida pelos fiéis como um dos momentos de maior emoção na festividade religiosa, marcada por 12 procissões oficiais que ocorrem durante o mês de outubro na capital paraense. Neste sábado, os fiéis acompanharam a réplica da imagem original durante a romarias rodoviária e fluvial e também na motorromaria.

A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré tem 28 cm de altura e fica no Glória, sobre o altar-mor da Basílica de Nazaré, em redoma de cristal antiprojétil. Ela reproduz uma senhora portuguesa e, nas nuvens onde repousa, é possível ver o rostinho de anjo. No braço esquerdo traz um menino aparentando dois anos de idade, que carrega um globo.

Ela só deixou o interior da Basílica em situações excepcionais: na procissão do Círio número 200 e também durante a visita do Papa João Paulo II a Belém em julho de 1980, quando o Pontífice abençoou com a imagem, e da janela do arcebispado, o povo que estava na Praça da Sé. "Esse momento é muito importante, é muito particular para cada um. Eu gosto de apreciar Ela com seu filho no colo. Não tem preço! E mãe é mãe", revela o gráfico João Tadeu Matias, 56 anos, que acompanha o Círio desde criança, sobre o sentimento que move os fiéis.

A imagem original retorna ao volta ao nicho de origem 15 dias após o fim do início das festividades pelo Círio de Nazaré.  (OrmNews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário