Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Papa pede que bispos parem de brigar

MAZUR:  
Ontem (5), o papa Francisco abriu a assembleia global Católica Romana mostrando aparente irritação com os líderes da Igreja que travaram uma batalha pública, por vezes amarga, entre progressistas e conservadores em questões familiares.

O sínodo é o primeiro desde a eleição de Francisco há 19 meses, com mandato para transformar uma instituição atingida pelo declínio de fiéis em muitos países e escândalos, incluindo o abuso sexual de crianças por padres e irregularidades nas finanças do Vaticano.

O evento é visto como um teste sobre visão do pontífice da Igreja que quer que seja mais próxima dos pobres e sofredores e não atormentada por questões como a homossexualidade, o aborto e a contracepção.

Francisco, no sermão da missa solene na Basílica de São Pedro, que abre oficialmente o sínodo com quase 200 bispos presentes, fez uma alusão ao embate que antecedeu o encontro e deixou claro que não o agradou.

"Assembleias sinodais não são destinadas a discutir ideias bonitas e inteligentes, ou para ver quem é mais inteligente", disse ele. Comparando a Igreja a uma vinha, ele disse que tudo isso tinha que ser alimentado com liberdade, criatividade e trabalho duro.

Liberais na Igreja dizem que os conservadores estão tentando ditar o resultado do sínodo, particularmente sobre a questão se a Igreja deve modificar ensinamentos que negam a comunhão aos católicos que se divorciaram e voltaram a se casar no civil.

Nenhuma mudança imediata deve resultar do sínodo, porém vai preparar o caminho para um encontro maior de clérigos católicos no próximo ano, que vai apresentar o papa com sugestões que podem levar a mudanças nas questões relacionadas à família e à moralidade sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário