Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Lava Jato: delegados serão investigados, diz Cardozo

 :
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou ontem 13 que a Corregedoria da Polícia Federal investigue o episódio envolvendo delegados responsáveis pela Operação Lava Jato, que compartilharam nas redes sociais material de campanha do então candidato Aécio Neves (PSDB) e xingamentos ao PT, ao ex-presidente Lula e à presidente Dilma Rousseff durante as eleições.

"Jamais podemos admitir a partidarização de nenhuma investigação", disse o ministro a jornalistas nesta tarde. Segundo denúncia do jornal O Estado de S. Paulo, publicada nesta quinta, delegados à frente da Lava Jato elogiaram Aécio em suas páginas no Facebook. "Ele é o cara", escreveu um deles, em uma foto em que o tucano está cercado de mulheres. "Segura essa anta", disse outro, em uma postagem cujo título era: "Lula compara o PT a Jesus Cristo".

"É importante dizer que, se por um lado os delegados têm todo o direito de se manifestar a favor do candidato A, B, C ou D, contra partido Y, contra partido Z, de outro lado, quem conduz uma investigação deve ser absolutamente imparcial, até para que não traga nulidade ao processo", afirmou Cardozo. Ele acrescentou que "a manifestação é livre, mas um delegado não pode conduzir uma investigação parcialmente, pelas suas convicções intimas, nem divulgar informações sigilosas".

A Corregedoria da PF deve apurar, primeiramente, se as publicações dos delegados veiculadas pelo Estadão "são verdadeiras", disse Cardozo. E distinguir, ainda, o que são simples manifestações ou situações que possam ser consideradas ilegais por divulgação de sigilo, uma vez que os delegados compartilharam reportagem que continham trechos do depoimento de acusados no processo, sob segredo de Justiça.

Cardozo se comprometeu com uma apuração criteriosa sobre o caso "para que possamos chegar a uma conclusão". A investigação Lava Jato, que contou com o acordo de delação premiada de nove investigados, entre eles o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, foi vazada aos poucos para a imprensa durante a campanha do segundo turno das eleições presidenciais.  (Brasil 247)

Nenhum comentário:

Postar um comentário