Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Comissão relata modalidades de tortura usadas contra presos políticos

:
Em discurso durante a cerimônia de entrega do relatório final dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, em Brasília, presidente se emociona ao falar sobre os parentes das vítimas da ditadura militar.
O relatório final da Comissão Nacional da Verdade, entregue nesta quarta-feira (10) à presidente Dilma Rousseff, relata diversas modalidades de tortura utilizadas contra presos políticos durante a ditadura, entre 1964 e 1985. O documento divide os tipos de tortura em "físicas", "psicológicas" e "sexuais".

Com 4.328 páginas, o documento consolida o trabalho da comissão, após dois anos e sete meses de audiências públicas, depoimentos de militares e civis e coleta de documentos referentes ao regime militar (consulte a íntegra). O texto aponta 377 pessoas como responsáveis diretas ou indiretas pela prática de tortura e assassinatos durante a ditadura militar.

De acordo com o relatório, a violência contra presos políticos e opositores do regime militar não era algo isolado mas sim uma "política de repressão coordenada pelas Forças Armadas".

"A tortura, como enfatiza o relatório da Anistia Internacional de 1972, tornou-se um instrumento de poder e de preservação do governo – com destinação de recursos, organização de centros e de instrumentos e uso de pessoal próprio", aponta o documento.

"[A tortura] era aplicada em todas as vítimas de forma precisa e padronizada, seguindo um mesmo sistema estabelecido para todos os agentes.Para alguns detidos, ainda eram usados métodos mais antigos de violência, com o risco de lhes causar a morte, ou até mesmo com esse objetivo", explica a Comissão da Verdade.

Entre as práticas de tortura mais conhecidas estão os choques elétricos, o uso de palmatórias e o "pau de arara", modalidade em que o preso fica pendurado pelos pés e com os braços amarrados. Segundo o relatório, os militares se utilizavam de mais de uma modalidade de tortura em diversos interrogarótios realizados.

Para exemplificar os tipos de tortura que era cometidos, o documento traz diversos depoimentos de pessoas que foram violentadas durante a ditadura. Além dos depoimentos, a CNV utilizou também documentos e reportagens veiculadas à época do regime que trazem relatos de violência por parte dos militares.

Outra prática comum era o uso da "geladeira", pela qual o preso era confinado em uma caixa de aproximadamente 1,5 m de altura com paredes forradas por placas isolantes que não permitiam a entrada de luz ou sons externos.

"Um sistema de refrigeração alterna temperaturas baixas com temperaturas altas fornecidas por um outro, de aquecimento. A cela fica totalmente escura na maior parte do tempo. No teto, acendem-se às vezes, em ritmo rápido e intermitente, pequenas luzes coloridas, ao mesmo tempo que um alto-falante instalado dentro da cela emite sons de gritos, buzinas e outros, em altíssimo volume. A vítima, despida, permanece aí por períodos que variam de horas até dias, muitas vezes sem qualquer alimentação ou água", explicam os pesquisadores no relatório.

À Comissão da Verdade, os presos políticos que foram tortutados também citaram que foram submetidos à sessões de afogamento, estrangulamento, asfixia, sufocamento e espancamento por militares.

Também é citado no texto o uso de animais na prática de tortura. "Presos políticos foram expostos aos mais variados tipos de animais, como cachorros, ratos, jacarés, cobras, baratas, que eram lançados contra o torturado ou mesmo introduzidos em alguma parte do seu corpo", diz trecho do documento.

Em várias situações, segundo o relatório, a tortura levou à morte de presos políticos. É o caso de Aurora Maria Nascimento Furtado, que foi submetida à "coroa de cristo", prática na qual os torturadores colocavam uma fita de aço na cabeça do detido, com uma tarraxa permitindo que a "coroa" fosse apertada.
Mais aqui > Comissão da Verdade cita choque e estupros contra presos da ditadura
E aqui > Clube Militar diz que relatório é 'coleção de calúnias e mentiras' 

Nenhum comentário:

Postar um comentário