Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Raúl Castro: aproximação com EUA não tira Cuba do "rumo socialista"

O presidente de Cuba, Raúl Castro, discursa na Assembleia Nacional cubana 
O presidente de Cuba, Raúl Castro (foto), declarou sábado (20) que a retomada das relações diplomáticas com os Estados Unidos não implica mudanças em seu sistema político. "Da mesma forma como nunca propusemos aos Estados Unidos que mudem seu sistema político, exigiremos respeito ao nosso", disse. "É necessário entender que Cuba é um Estado soberano, cujo povo, em livre referendo para aprovar a Constituição, decidiu um rumo socialista."

Castro discursou longamente na Assembleia Nacional cubana e aproveitou para criticar o embargo americano. Segundo o ditador, restabelecer relações com a potência norte-americana foi um "passo importante", mas a "luta para o fim do bloqueio será longa e difícil." Ele desejou que o presidente americano, Barack Obama, "use com determinação prerrogativas executivas para mudar substancialmente o bloqueio nos assuntos que não necessitem a aprovação do Congresso". Ao final do discurso, anunciou a realização do VII Congresso do Partido Comunista (PCC), em abril de 2016. O último encontro do partido foi realizado em 2011, quando Raúl foi nomeado primeiro-secretário da organização no lugar de seu irmão, Fidel Castro.

O embargo americano sobre Cuba vigora desde 1962 e foi inscrito em lei em 1996 – a Lei Helms-Burton. Por isso, sua revogação deve passar pelo Congresso americano, controlado pela oposição republicana. Raúl Castro disse estar ciente das "duras críticas" que o presidente Obama teve que suportar por sua nova política em relação a Cuba. "Após décadas de confronto, farão todo o possível para sabotar este processo sem descartar ações provocativas. Por nossa parte será encorajada uma conduta prudente, moderada e reflexiva, mas firme", disse. Na sexta-feira, em discurso na Casa Branca, Obama disse não esperar que as relações diplomáticas com Cuba tragam um fim rápido ao embargo econômico. "Esse ainda é um regime que oprime sua população", disse Obama. Embora tenha expressado desejo de visitar Cuba, o presidente americano disse que ainda não é a hora de ir ao país – ou hospedar em Washington o colega cubano Raúl Castro. Para o presidente americano, a mudança deve dar aos EUA a oportunidade de ter maior influência sobre Cuba e reflete sua crença de que os 50 anos de isolamento não funcionaram. "Nós estaremos em condições de responder a qualquer ação que eles possam tomar da mesma forma como agimos com países ao redor do mundo quando eles fazem coisas que achamos errado."  (Veja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário