Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ex-vereador Kaveira e esposa aparecem na Nicarágua

Ex-vereador Kaveira e esposa aparecem na Nicarágua (Foto: Reprodução/Facebook)
Após quase uma semana sem dar notícias, Élida postou imagem em rede social onde diz "receber energia dos ancestrais Syoux". (Foto: Reprodução/Facebook)
No Dol:
Após quase uma semana, sem dar notícias aos familiares e amigos, Élida Braz e o ex- vereador André "Kaveira" Lobato utilizaram uma conta em uma rede social para informar o que teria acontecido com eles na fronteira dos Estados Unidos com o México. O casal estava desaparecido desde a última segunda- feira (23).

Segundo postagem no Facebook, no início da madrugada desta segunda-feira (30), a ambientalista Élida contou, sem detalhes, que o casal estava bem de saúde, e que ambos foram vítimas de uma emboscada por parte de coiotes, quadrilha que atua na região da fronteira com o México com os Estados Unidos. Élida e "Kaveira" que estavam viajando em uma espécie de trailler informaram que tiveram o veículo avariado.

Na postagem, a esposa do ex-vereador, conta que, depois do ocorrido, o casal estaria mais "fortalecido" e que agora, estariam relaxando na Nicarágua, curtindo as belezas do centro da América.
Leia a postagem na íntegra:
Reprodução

Até o momento, nenhum familiar foi encontrado para comentar o caso.

Clonando Pensamento: Palhaçada de Kaveira

"Palhaçada! Eu tinha certeza que era mais uma invencionice desse casal de desocupados. Se o Brasil fosse um país sério seria aberto um inquérito pela policia federal para investigar isso, afinal mobilizou-se itamaraty, consulados no México e EUA, policia internacional e no final os bonitinhos estão bem se divertindo e rindo da cara dos otários que estavam preocupados com eles."
(Leitor Edson, no site OrmNews, comentando o desaparecimento do casal Kaveira e Élida)

Duciomar será candidato ao Senado e apoiará Jatene

Duciomar será candidato ao Senado  (Foto: Reprodução)
O ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa desistiu de concorrer ao governo do Estado e vai anunciar durante convenção do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) que concorrerá ao Senado. Também na convenção, Duciomar Costa anunciará que o partido presidido por ele estará no palanque do governador Simão Jatene que concorre à reeleição.

O ex-prefeito vinha fazendo mistério sobre os rumos que tomaria na campanha deste ano e só ontem, véspera do prazo final para realização das convenções partidárias – tomou uma decisão. Duciomar tentou viabilizar até o último momento uma candidatura ao governo, mas não conseguiu aliados “Não consegui uma coligação que nos desse um tempo de TV para garantir a campanha”, justificou ontem ao Diário.

Como PTB nacional fechou com o PSDB de Aécio Neves, o ex-prefeito acabou cedendo aos apelos de Simão Jatene para ficarem juntos no mesmo palanque. Com a decisão de Duciomar de disputar o Senado, serão cinco os candidatos à vaga entre os partidos que estarão no palanque de Simão Jatene. Além do ex-prefeito, concorrem o senador Mário Couto (PSDB), o radialista Jefferson Lima (PP), o vice-governador Helensilon Pontes (PSD) e a vereadora Marcela Tolentino, do Solidariedade. A fartura de candidatos ao Senado na chapa governista foi o motivo de uma crise interna que ameaçou rachar o PSDB na convenção de hoje.

O candidato ao Senado pelo PSDB, Mário Couto, reclama reclama do explícito privilégio que tem sido dado ao vice Helenilson Pontes, carregado com Jatene para viagens ao interior do Estado para inaugurações e reuniões com lideranças.

O senador chegou a ameaçar bater chapa com Jatene e fazer um discurso bombástico na convenção, mas na semana passada recuou alertando que reagirá caso se sinta discriminado durante a campanha. (Dol)

Café favorito da princesa Diana fecha as portas em Londres

O Chalet era um dos preferidos da princesa Diana
Um dos cafés mais populares do bairro de Mayfair, em Londres, cuja clientela incluía alguns dos nomes mais famosos da história britânica, fechou suas portas após mais de 50 anos no negócio. O Chalet, um pequeno restaurante e bar na Grosvenor Street, que tem uma gerência familiar, vinha servindo a uma série de nomes famosos, incluindo a baronesa Thatcher, Sir Bruce Forsyth e George Best desde que abriu as portas, em 1962. Tornou-se um dos favoritos da princesa Diana durante seus dias de solteira no final dos anos 70. Ao longo das décadas, o seu menu mudou pouco, e o último Frango à Kiev, um clássico da casa, foi servido nessa sexta.

Diana tornou-se uma cliente regular do local enquanto morava na casa da mãe, em Cadogan Squareem.Na maioria das vezes, ela ia acompanhada da irmã, Sarah McCorquodale, que trabalhava nas proximidades, mas em várias ocasiões foi sozinha. Vai deixar o gostinho de quero mais nas bocas londrinas. (Glamurama)

Presidente do Uruguai ofende Fifa

O presidente uruguaio, José Mujica (foto), afirmou que a Fifa é formada por "velhos filhos da p...", em uma entrevista, ontem (29, a um canal de televisão local. - "A Fifa são um bando de velhos filhos da p...", disse o presidente no programa La Hora de los Deportes do canal estatal. Imediatamente, Mujica levou as mãos à boca. Mas quando um jornalista perguntou se poderia divulgar as declarações, o presidente respondeu: "publica por mim".

Ao lado da esposa, a senadora Lucía Topolansky, Mujica saudou os jogadores uruguaios poucos minutos depois do desembarque.

Ao ser questionada sobre a polêmica frase do marido, Topolansky sorriu e disse: "concordo com as palavras do presidente".

"Poderiam ter punido, mas não com sanções fascistas", disse o ex-guerrilheiro, conhecido pelo estilo direto, ao comentar a suspensão de Luis Suárez, que mordeu o zagueiro italiano Giorgio Chiellini e recebeu uma suspensão de nove partidas oficiais da seleção, além de quatro meses de qualquer atividade relacionada com o futebol.  (Terra)

Igreja Católica produz cartilhas para eleitor não perder o voto

Partiu do maior líder da Igreja Católica, o papa Francisco, a orientação de que “envolver-se na política é uma obrigação de todo cristão” e coube às congregações religiosas no Brasil munirem seus seguidores de material para levar a cabo a missão de se preparar para irem às urnas em outubro. Muito além de temas espirituais, as cartilhas e vídeos educativos produzidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da PUC Minas dão um panorama das mazelas que precisam ser solucionadas pelos políticos eleitos, pedem aos cristãos que votem em quem tem ficha limpa e que fiscalizem a atuação dos seus escolhidos depois do pleito.

Os clérigos fazem uma reflexão sobre as manifestações de junho do ano passado e apontam a má qualidade dos serviços públicos, especialmente no transporte, saúde e educação como os principais problemas a serem resolvidos. “Destaca-se no discurso das ruas a insatisfação com a maneira como os políticos eleitos vêm exercendo o poder distanciados das necessidades da população, fazendo da política um balcão de negócios onde se barganham bens da coletividade como se fossem particulares”, prega a CNBB.

A temática parte do documento da CNBB “Pensando o Brasil – Desafios diante das eleições de 2014”, aprovado em conferência geral dos bispos em maio deste ano, que traz 29 pontos. Entre eles, a Igreja coloca o financiamento privado das campanhas eleitorais como principal fonte de corrupção dos eleitos. Por isso, a orientação aos cristãos é ver quem está financiando o candidato antes de votar nele. “Não é raro que o candidato eleito já chegue ao poder refém de negociatas que o levam a agir apenas em consonância com os interesses de quem o financiou.”

O cidadão é chamado a ser parte ativa na vida política do país. O primeiro ponto é “julgar” uma realidade em que, de acordo com a cartilha da Igreja, houve avanços, como o fato de nos últimos 10 anos 28 milhões de brasileiros terem saído da pobreza, mas também há desafios, como a redução dos gastos com a dívida pública e a diminuição da desigualdade social e violência. Nenhuma instância de governo é citada como responsável pelo quadro. Os eleitores são chamados a fazer uma significativa pesquisa na vida dos candidatos para descobrir se pesam processos ou condenações contra eles.

Cidadania - A Lei da Ficha Limpa, conquistada a partir de uma grande mobilização popular que teve como um dos pilares a ação da Igreja, é um dos pontos fortes das cartilhas, que colocam a legislação como possibilidade efetiva de renovação dos políticos “acostumados a usar cargos eletivos como profissão e a se beneficiarem do exercício de suas funções para proveito próprio e não como serviço público”. Com este gancho, eles são chamados também a conhecer e chancelar o projeto de reforma política defendido pela CNBB e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

“Há muitos anos existem na Igreja os grupos de fé e política trabalhando nessa perspectiva de inserção na política como formação para a cidadania. O recado é que não adianta os cristãos pensarem que o Brasil vai se transformar por intervenção divina. O país se transforma pela ação concreta dos cidadãos no cotidiano”, explica o coordenador do grupo gestor do Nesp/PUC-Minas, Robson Sávio. Neste sentido, ele destaca como um dos pontos das cartilhas a instrução aos fiéis de que não basta estar de olho na corrupção dos políticos. Segundo os bispos, é preciso lutar contra as pequenas corrupções do dia a dia, como furar filas de banco ou tentar subornar policiais para se livrar de multas de trânsito.

Os católicos são orientados a participar da vida política do país mesmo depois das eleições, fortalecendo e integrando associações de bairro, sindicatos e partidos. Mesmo com toda essa tentativa de introduzir os fiéis na política, os bispos mantêm a orientação aos padres, diáconos e bispos de não se candidatem a cargos eletivos. As cartilhas estão sendo vendidas a um preço simbólico de R$ 1,50 para as paróquias, que distribuem o material gratuitamente aos fiéis. (O Estado de Minas)

Mensalão: Zé Dirceu sai do presídio pela 1ª vez na quarta-feira

No blog do Claudio Humberto
Ex-ministro de Lula, o mensaleiro José Dirceu deve sair quarta-feira (2) da prisão pela primeira vez, desde que foi preso, em dezembro, para cumprir a autorização do Supremo Tribunal Federal de trabalhar durante o dia no escritório do criminalista José Gerardo Grossi. Todos os dias, às 18h, ele retorna ao Centro de Prisão Provisória (CPP), localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), em Brasília.

Dirceu trabalhará na biblioteca do escritório de advocacia. Seu patrão já avisou que não permitirá reuniões políticas no local de trabalho.

É inútil a advertência de José Gerardo Grossi sobre reuniões políticas: seu escritório vai atrair a peregrinação de petistas de todo País.  (Brasil 247)

Removendo o passado: Casa Cristo Rei

Quando visito Santarém, ao passar pela Travessa dos Mártires, evito olhar o que resta da Casa Cristo Rei. Totalmente descaracterizada do que era antes, foi transformada em estabelecimento comercial para venda de material de construção, mas, conforme fui informado, o negócio não deu certo e, há muito tempo, está fechada, abandonada, com riscos de desabamento. Para quem não lembra, esse prédio, com auditório, um grande palco, um mezanino, serviu por muitos anos para realização de eventos artísticos e culturais na Pérola do Tapajós, entre eles, o programa E-29 Show, apresentado por mim e pelo Edinaldo Mota, nas décadas de 70/80. Lastimável!

Papa Francisco pede que o clero não busque apoio dos poderosos

Ontem (29), aa cerimônia de entrega do pálio aos 24 novos arcebispos metropolitanos, durante missa na Basílica de São Pedro, o papa Francisco voltou a pedir aos padres e bispos que não busquem o apoio daqueles que têm o poder. O Pontífice afirmou que o clero não "deve perder tempo com questões ou intrigas inúteis", mas deve dar atenção especial ao essencial, "seguindo o exemplo de Cristo, apesar das dificuldades".

"Que refúgio nós procuramos na nossa vida pastoral, para estarmos a salvo? O verdadeiro refúgio é a confiança em Deus: ela remove todos os medos e nos torna livres da escravidão e das tentações mundanas", disse o papa.

Entre os 24 novos arcebispos que receberam o pálio, cinco são da África, seis da Ásia, sete da Europa e seis das Américas, incluindo o brasileiro Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, em Minas Gerais.

O papa também fez um apelo aos líderes iraquianos para que façam de tudo para "preservar a unidade nacional e evitar a guerra". Francisco apoiou um pedido feito pelos bispos do Iraque para a formação de um governo de unidade nacional, com o objetivo de evitar um êxodo contínuo de cristãos. "Uno-me aos bispos do país em seu apelo aos governantes para que, por meio do diálogo, preservem a unidade nacional e evitem a guerra", afirmou.

E em entrevista ao jornal Il Messaggero, publicada neste domingo, Francisco voltou a denunciar o flagelo da corrupção. "É difícil manter-se honesto na política. Às vezes é como se algumas pessoas fossem atraídas por um fenômeno endêmico, em vários níveis. O problema é que a política está desacreditada, devastada pela corrupção. Infelizmente, corrupção é um fenômeno global. Há até chefes de estado que estão na prisão", disse.

Segundo o papa, "vivemos em uma época de mudança", que "alimenta a decadência moral, não só na política, mas também na esfera financeira ou social".  (Jornal do Brasil)



Maradona chama Pelé e Beckenbauer de idiotas

Maradona em ação pela seleção argentina na Copa de 1986
Maradona em ação pela seleção argentina na Copa de 1986
Maradona está no Brasil para comentar a Copa do Mundo para um canal venezuelano
Maradona está no Brasil para comentar a Copa do Mundo para um canal venezuelano
O argentino Diego Armando Maradona acusou, em seu programa de televisão, Pelé e Franz Beckenbauer de defenderem a Fifa apenas por interesses particulares. “Hoje estive revendo algumas besteiras que Pelé e Beckenbauer disseram, de que estavam de acordo com a Fifa. Claro! Como não vão estar, se são pagos por eles? É uma vergonha!”, disse o argentino. “Estes dois, que saíram do museu, dizem coisas estúpidas porque são dois idiotas. No fim das contas, são dois idiotas, a mando do chefe”, disse, referindo-se ao presidente da Fifa, Joseph Blatter.

As críticas feitas no programa De Zurda, exibido na emissora venezuelana Telesur, foram motivadas pela punição ao atacante uruguaio Luis Suárez, por causa da mordida no italiano Giorgio Chiellini. Segundo Maradona, Pelé e Beckenbauer nunca foram exemplos de jogo limpo. “Fico louco com essa gente, porque querem defender o indefensável. Os dois deveriam estar calados. Pelé lesionou vários companheiros de profissão, e Beckenbauer dava cada cotovelada no ombro que até poderia te matar.”  (abril.veja.com.br)

Clonando Pensamento: Cássia Kis, sem roupa

“A Cássia não existe, existe a personagem. Não estou preocupada com meu ângulo, meu nariz, bunda, estria, o peito que caiu… Não posso! Estou trabalhando, fazendo uma cena. Não sou iniciante. Sei os caminhos para fazer esse tipo de coisa sem ficar sofrendo.Não pedi dublê de corpo porque na história sou uma mulher de 60. Esperam me ver com peitinho pra cima e bunda arrebitada?”
(Atriz Cássia Kis, sobre sua personagem que em uma cena aparecerá nua na próxima novela - O Rebu - das 23h da Globo)

"O Rebu": Dira Paes conta seus segredos de beleza e de nova personagem

A atriz paraense Dira Paes completa 45 anos na próxima segunda-feira, 30, como um dos nomes mais disputados e sensuais da televisão e do cinema nacional. Considerada uma das mais talentosas de sua geração, ela volta ao ar com uma personagem que promete encantar o Brasil. Será a policial Rosa Nolasco, uma mulher bonita e obcecada pelo trabalho, na nova novela das 23h da TV Globo, “O rebu”.

E a preparação para a personagem foi intensa, explica a atriz. “Fiz todos os acompanhamentos na academia de Polícia Civil. Participei de ações burocráticas e até de diligência a 130km/h em um carro não oficial, quando se mostra o distintivo para pedir passagem. Foram vários processos, teve exames de balística e perícia, além de defesa pessoal e aulas de tiro ao alvo”, detalha Dira, que achou a profissão bem feminina. O motivo? Ela ressalta: “O trabalho de investigação combina muito com a mulher e com a intuição feminina”.

Com curvas sensuais e elogiadas pelo público brasileiro − principalmente após viver a fogosa Celeste no seriado “Amores roubados” −, Dira revela seus segredos de beleza e garante não se incomodar com este tipo de assunto. “Pelo contrário. Eu acho muito bacana os telespectadores terem essa curiosidade em relação a mim. E tudo que é bom, como dicas de bem-estar e saúde, acho legal passar para as pessoas”.
Dira diz ter uma vida muito equilibrada entre “atividade físicas, alimentação e divertimento”, como define. “Faço um trabalho de ginástica localizada específica para o meu tipo de corpo, e o aeróbio é sempre uma corrida. Faço isso três vezes na semana. Busco um equilíbrio para não comer mais do que se deve. É uma equação que funciona. Comer e queimar (risos). Se você come mais e não gasta, aquilo vai ficar no seu corpo”, diz ela, que não encara a malhação como fixação ou obsessão.

Tenho um espaço no meu dia para cuidar só de mim. Afinal de contas, é o meu escritório (ela aponta para o próprio corpo e ri). Então, é uma maneira de estar bem consigo mesma. A personagem Celeste era muito sensual e tinha boa forma. Ela me permitiu mostrar mais esse lado para o público”.

Dona de um bronzeado especial, a atriz revela alguns dos seus aliados no dia a dia. “Adoro a base HD Invisible Cover Foundation, da Make Up Forever. É igual ao meu tom de pele e fica supernatural”. Mas o maior segredo é um banho com água bem gelada. “As pessoas tomam muito banho de água quente no Rio. Isso faz muito mal para a pele e para o cabelo. Então, mesmo no inverno, a última ducha tem que ser bem fria. Acho até que ajuda a ficar mais inteligente”.

Para repor as energias, nada melhor que “beber muita água” e comer alimentos saudáveis, decreta Dira. “Hoje sei o que realmente me faz bem. No meu caso, são os verdes. Todas as leguminosas, folhas e frutas com essa cor. Mas o melhor, de verdade, é tomar minha água de coco de casa, meu suco de cupuaçu feito na hora e comer a fruta do pé do quintal”.  (OrmNews)

"Em Família": Beijo gay vai ao ar hoje

Clara (Giovanna Antonelli) e Marina (Tainá Müller) têm sido discretas em suas trocas de carícias, mas será hoje o dia em que elas apimentarão “Em Família” (Globo/TV Liberal), com o esperado beijo na boca prometido pelo autor Manoel Carlos. A cena marca o noivado das personagens.

Com planos de formar uma família, ainda, as duas deverão adotar uma criança. Mas, antes, sofrerão preconceito de um homem num bar.

A história cresce em sua reta final - o último capítulo será no dia 18 de julho- e pode ser um trunfo do autor para recuperar audiência.Na cena, Marina surpreenderá a namorada com um anel de noivado.  (OrmNews)

Com mudança, carros não entram no Atalaia

Com mudança, carros não entram no Atalaia  (Foto: Cristino Martins/Ag.Pará)
Final de semana antes das férias foi de maré cheia (Foto: Cristino Martins/Ag.Pará)
Com a maré cheia e a água chegando próximo às barracas, sobrou pouco espaço para os veículos, que ficaram proibidos de entrar na praia do Atalaia, em Salinas, no nordeste paraense, neste último final de semana que antecede as férias de julho.

A proibição faz parte do ordenamento na praia, que teve início no sábado (28). Segundo o Departamento de Trânsito do Pará, o tráfego de veículos na praia está sujeito às mudanças na maré e orienta os motoristas para ficarem atentos.

Pelas novas regras, a faixa de areia da praia será dividida em três áreas: a primeira, em frente às barracas, é destinada ao trânsito de veículos. Ela será mão única para quem entra na praia. Já a segunda faixa, ao centro, é voltada para o estacionamento de carros e mesas. A terceira, que segue até a água da praia, é exclusiva para os banhistas. (Dol)

Vale a pena ler: "Brasileiros trabalham para sustentar a burocracia, os detentores do poder"

A pujança e a eficiência do braço jurídico da União, dos Estados e municípios é vista com reservas por um dos advogados que, em 57 anos de atuação, mais projeção alcançou na história do Brasil: Ives Gandra Martins. Para ele, o poder público não tem obrigações, só direitos. Situação inversa à dos cidadãos. O tributarista elogia a atuação dos advogados públicos que, segundo ele, fazem um bom trabalho, mas têm um cliente que está acostumado a desrespeitar os direitos do cidadão.

Ícone da defesa da livre iniciativa, defensor ferrenho do capitalismo e adversário feroz do esquerdismo em qualquer tonalidade, Ives Gandra surpreendeu a opinião pública ao criticar publicamente e com eloquência o ‘justiçamento’ dos acusados no mensalão — segundo ele, um conjunto de deliberações movidas e turbinadas pelo clamor público, sem nexo com a doutrina e a jurisprudência. Mas essa tangência eventual com o PT não passa de um ponto fora da curva no universo das ideias desse jurisconsulto.

Convidado a opinar sobre a assimetria nas relações entre o Estado e o cidadão, Ives castiga sem clemência a forma como o governo central exercita o poder. O advogado afirma que o país é tributado para pagar salários do funcionalismo e não para a manutenção do serviço público. O Judiciário, em grande parte, diz ele, se associa na empreitada de buscar receitas que mantenham a máquina burocrática.

domingo, 29 de junho de 2014

Eleições 2014: Sai a primeira pesquisa apontando Helder na frente de Jatene

Helder tem 34,1% da preferência dos eleitores (Foto: )
O pré- candidato ao governo do Pará, o peemedebista Helder Barbalho lidera a disputa pelo governo do Pará. Os dados foram divulgados no blog do jornalista Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo e do UOL, assim:

O pemedebista Helder Barbalho lidera a disputa pelo governo do Pará com 34,1% das intenções de voto, segundo pesquisa da Alvo Marketing e Publicidade divulgada nesta 6ª feira (27.jun.2014). Helder é filho do senador Jader Barbalho, também do PMDB.

O governador Simão Jatene (PSDB), candidato à reeleição, tem 26,1%. Duciomar Costa (PTB) pontuou 3,7% e Marco Carrera (PSOL), 2,1%. Votos em branco e nulo somam 24% e indecisos, 10%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para cima ou para baixo. (No Dol)

Oficializada candidatura de Zequinha Marinho para vice de Jatene

 Jatene e Zequinha - foto: arquivo
O Partido Social Cristão (PSC) realizou ontem, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia/Hangar, o encontro estadual para declarar apoio à reeleição do governador Simão Jatene (PSDB). A legenda terá o deputado federal Zequinha Marinho (PSC) como vice-governador na chapa ao lado do tucano. 
O evento contou com a presença do governador Jatene, que chegou durante o evento, de representantes do Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e do Partido Trabalhista Cristão (PTC), pré-candidatos a deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores do PSC, além de centenas de simpatizantes e partidários. 
Para Zequinha Marinho, a legenda pode contribuir com a reeleição e com o governo. “O PSC é um partido em formação, podemos dizer que é um médio partido, mas está junto no projeto do governador que é enfrentar as desigualdades sociais, principalmente na saúde e educação”, afirmou. 
O governador Jatene agradeceu o carinho com que foi recebido ao chegar e disse que o apoio do PSC servirá para ampliar os princípios da candidatura. “Precisamos recuperar a política como resolvedora de problemas e não de enriquecimento ilícito seja de qual grupo for”, declarou. “Tem que acima de tudo servir ao público e não se servir do público”, complementou. Jatene ainda convidou os presentes a se unirem na candidatura. “Temos aqui muitas tarefas e muitos campos de batalha. Quanto mais eles disseminarem mentiras sobre nós, mas disseminaremos a verdade sobre eles. Quanto mais eles fizerem intrigas sobre nós, mas vamos nos unir”, afirmou.  (Jornal Amazônia)

Brasil x Chile: Trave Salvadora


Apagão deixou Santarém às escuras e alagada

Apagão deixou Santarém às escuras e alagada (Foto: Olavo das Neves)
 (Foto: Olavo das Neves)
A cidade de Santarém, no baixo Amazonas, mergulhou no caos desde a meia-noite às 12h30 de ontem sábado, 28. Um acidente envolvendo um trator e uma das torres de transmissão da linha Rurópolis-Santarém foi apontado como a causa da falta de energia.

O problema afetou Santarém e outras cidades da região Oeste do Pará. Um dos efeitos imediatos da falta de energia elétrica foi o alagamento do centro comercial pelo fato das bombas usadas para evitar a invasão das águas terem parado de funcionar. Até barcos foram usados para que as pessoas pudessem trafegar pelas ruas.

As cidades afetadas foram Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. Até o início da tarde, cerca de 80% da energia foi restabelecida. Alguns carros foram arrastados com a força das águas.

Muitos funcionários que trabalham nas lojas do centro comercial foram convocados às pressas durante a madrugada para a operação que visava salvar o maior número de mercadorias possível.  (Diário do Pará)

“Lei da palmada” veio para educar



O Projeto de Lei nº 7.672/2010, adotado pelos deputados federais como “Lei Menino Bernardo” e que de forma equivocada ficou conhecido como “Lei da Palmada”, continua a gerar muitas dúvidas entre os pais. Há pessoas que pensam que ao dar “uma palmada” no filho poderá ser denunciado e punido. O PL, aprovado no Senado e na Câmara Federal, ainda aguarda veto presidencial. Segundo a promotora de Justiça Mônica Rei Freire, que atua na área da Infância e Juventude e ocupa a Coordenação do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Pará (MPE/PA), o PL ao modificar o artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que traz as medidas aplicáveis aos pais ou responsável, menciona que os pais não devem praticar castigo que resulte em “sofrimento físico” ou lesão à criança e ao adolescente.

“A lesão corporal já está prevista no Código Penal e a pena está de acordo com a gravidade, que pode ser simples, grave e de maus-tratos, mas não são tratadas no Projeto de Lei nº 7.672/2010. Este em nenhum momento menciona a palavra ‘palmada’ e que dar ‘um tapinha’ no filho haverá alguma forma de consequência. O PL traz a palavra ‘sofrimento físico’ e, ainda assim, aquele que aplicar sofrimento físico nesses termos de moderação não vai sofrer sanção penal, não é uma conduta criminal. O sofrimento físico moderado fará com que os pais sejam chamados para receber algumas medidas descritas no artigo 129 do ECA, o qual envolve advertência, encaminhamento e acompanhamento psicológico e orientação. Na verdade, ela deveria ser conhecida como uma lei que busca uma proposta pedagógica não violenta à educação dos filhos, e não ‘Lei da Palmada’”, esclarece a promotora.

Isso não impede o afastamento da criança da família, mas ela alerta que caso a violência seja reiterada ou causar mal extremo à criança e adolescente é que ocorrem medidas mais graves. “A lei é um alerta para quem está educando o filho por meio de castigos moderados como a palmada. Somente em situações mais extremas, quando a família insiste na violação, pode haver, em última opção, a destituição do poder familiar. Nenhuma legislação visa tirar o poder e valores que a família vem colocar para seus filhos”, explica.

Previna-se! Vai faltar enérgia elétrica em São Braz e Batista Campos

Alguns perímetros dos bairros de São Brás e Batista Campos, em Belém, ficarão sem energia elétrica neste domingo (29). A interrupção programada da Celpa visa a segurança dos operários durante a manutenção da rede local. A previsão é que os serviços, nos dois bairros, sejam finalizados até às 12h30.

Em Batista Campos, o trecho que terá o fornecimento interrompido, a partir das 5h50, compreende a Travessa São Pedro, entre a Avenida Almirante Tamandaré e Rua Arciprestes Manoel Teodoro, e Rua Veiga Cabral, entre a Travessa São Pedro e Pe. Eutíquio.

Já às 7h, inicia os serviços em São Brás. Não terá energia na Avenida Gov. José Malcher, entre as Travessas 9 de Janeiro e 14 de Abril, e na Travessa 3 de Maio, entre as Avenidas Gov. José Malcher e Magalhães Barata. (OrmNews)

sábado, 28 de junho de 2014

Descansem em paz, Abdias e Montefusco


Quando morre um aposentado ou pensionista associado da Capaf e da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Banco da Amazônia (AABA), estas entidades não se preocupam em publicar pelo menos uma notinha em algum jornal sobre o triste acontecimento. É lamentável! A partir de agora, este blog preencherá esta lacuna, já apresentando condolências aos familiares de ABDIAS SOARES DA COSTA e de JOÃO ALVES MONTEFUSCO, falecidos neste mês de junho.

Miss Pará 2014 é de Colares

Larissa, a Miss Pará 2014
Larissa Oliveira, representante do município paraense de Colares, conquistou ontem (27) à noite o título de Miss Pará 2014, evento realizado em Belém, no Amazônia Hall, sem ser transmitido pela televisão. 

A bela jovem Thayane Birro (fotos abaixo), Miss Santarém, foi a segunda colocada no referido certame de beleza que, este ano, teve pouca divulgação.
 
Fonte: Jorge Serique - Facebook

Ampep elege novos dirigentes

A chapa Defesa e Integração, liderada pelo promotor de justiça Manoel Victor Sereni Murrieta (foto), foi eleita ontem com 205 votos para dirigir a Associação do Ministério Público do Pará (AMPEP). O promotor José Maria Costa Lima Jr., que encabeçava a chapa Renovação, recebeu 138 votos. O Conselho Fiscal terá como presidente Luiz Cláudio Pinho, o mais votado, com 185 votos.

Duas chapas concorreram: “Defesa e Integração”, liderada pelos promotores de justiça Manoel Murrieta e Márcio Faria; e “Renovação”, tendo como candidatos à presidência e vice-presidência, respectivamente, os promotores de justiça José Maria Costa Lima Jr. e Sumaya Morhy.

O presidente eleito Manoel Murrieta é promotor de justiça desde 1995, quando ingressou na carreira ministerial por meio de concurso público. É pós-graduado em Direito Ambiental e Políticas Públicas pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (Naea/Ufpa) e professor do curso de Direito da Escola Superior Madre Celeste (Esmac). 

Conheça a formação do corpo diretivo eleito: 
Assembleia Geral
Presidente: Maria de Lourdes Silva da Silveira
Vice-presidente: Suely Silva dos Reis
Diretoria Administrativa
Presidente: Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares
Vice-presidente: Márcio Silva de Maués Faria
Secretário: Julio César Sousa Costa
1º Diretor Administrativo e Financeiro: Marcelo Batista Gonçalves
2º Diretor Administrativo e Financeiro: Ana Carolina Vilhena Gonçalves
Diretor Social e de Relações Públicas: Cristina Maria de Queiroz Colares
Diretor Cultural e de Publicações: Patrícia de Fátima de Carvalho Araújo Franco Costa
Diretor de Esportes: Adleer Calderaro Sirotheau
Diretor de Aposentados: Alfredo Lima Henriques Santalices
Conselho Fiscal
Presidente: Luiz Cláudio Pinho
Efetivos: Ângela Balieiro e Myrna Gouvêia
Suplentes: Italo Costa Dias, Cristine Magella e Amarildo Guerra.

Família envia fotos de Élida e Kaveira ao consulado mexicano

Já se passaram quatro dias e a família do casal Élida Braz e André 'Kaveira' Lobato continuam sem informações dos dois. As buscas são comandadas por policiais mexicanos, a pedido do Consulado do país. No Brasil, o Itamaraty acompanha o caso e também repassa informações.

Em entrevista à reportagem do ORM News, Jadileson Braz, irmão de Élida, informou que o consulado mexicano entrou em contato com a família nesta sexta-feira (27) e solicitou mais informações do casal. 'Eles pediram nomes, características, fotos e tudo que nós pudéssemos fornecer para ajudar nas buscas. Mandamos tudo hoje por e-mail mas, até agora, não tivemos notícias concretas', informou.

Entenda o caso - André 'Kaveira' e Élida Braz saíram do país para produzir um documentário sobre tráfico de pessoas e de drogas, em uma área entre México e Estados Unidos.

A única notícia que a família teve, até então, é que os dois foram assaltados na fronteira, próximo de Nuevo Laredo, cidade do estado de Tamaulipas, no México, uma região considerada perigosa por causa da atuação de traficantes. (OrmNews)

PMDB realiza Convenção Estadual dia 30

PMDB deve homologar a candidatura de Helder (Foto: Marcos Santos/Diário do Pará)
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) realiza na próxima segunda-feira (30) a Convenção Estadual da legenda que deverá homologar a candidatura de Helder Barbalho ao governo, de Lira Maia como vice e Paulo Rocha para senado.

No evento será formalizada ainda a aliança com o PT, DEM, PR, PROS, PHS, PSL, PCdoB, PDT, PPL e PTN.

Está confirmada a presença do ex-presidente Lula, presidentes estaduais de partidos aliados, vereadores, deputados federais e estaduais, lideranças políticas, dirigentes e militantes. O evento ocorrerá na sede campestre da AABB, em Ananindeua, a partir das 16h, com o credenciamento de delegados e delegadas do partido. (Dol)

Rede internacional de magistrados pede proporcionalidade no caso Suárez

Após o atacante da seleção do Uruguai Luis Suárez ser punido com uma série de sanções pela Fifa por morder o jogador italiano Giorgio Chiellini, em jogo na Copa do Mundo, a Red Latinoamericana de Jueces — entidade que reúne magistrados de 19 países ibero-americanos — declarou que a pena deve ser proporcional à falta cometida. Em nota divulgada ontem (27), a Redlaj afirma que nenhuma medida deve provocar discriminações e afetar outros direitos, como o de trabalhar e transitar pelo território de um Estado.

O jogador foi suspenso por nove jogos de seleção, deixando a Copa do Mundo, e foi proibido inclusive de ficar com a delegação uruguaia ou entrar em estádios de futebol quando o país jogar. Está ainda impedido de desempenhar atividades no futebol por quatro meses, o que o manterá afastado do Liverpool, time em que joga, na Inglaterra.

Ao aplicar a punição, considerada severa, a Fifa levou em conta que o jogador já havia sido afastado em 2010 e 2013 por outras mordidas em adversários. Para a Redlaj, penas devem analizar elementos ligados à falta em si, e não a características do jogador ou condutas anteriores.
Suárez é recebido com muito carinho
Ontem (27), centenas de torcedores uruguaios fizeram festa no Aeroporto Internacional de Carrasco, próximo a Montevidéu, para recepcionar Luis Suárez. O atacante deixou o Brasil após ser suspenso pela Fifa por nove partidas oficiais da seleção e por quatro meses de qualquer atividade relacionada ao futebol pela mordida dada no zagueiro italiano Chiellini.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Setor educacional faz um novo bilionário brasileiro


O ótimo desempenho das empresas do setor educacional brasileiro, que movimenta mais de US$ 11 bilhões por ano, ajuda a explicar como o empresário paraibano José Janguiê Bezerra Diniz (foto) transformou a empresa dele, a Ser Educacional, em uma máquina de fazer dinheiro. Dono de universidades na região Nordeste do Brasil, Janguiê Diniz – ou “professor Janguiê”, como ele prefere ser chamado – é o mais novo membro do seleto clube dos bilionários da “Forbes”. Graças ao aumento das ações de sua empresa, que estreou em outubro do ano passado na bolsa de valores, o professor teve seu patrimônio estimado em US$ 1,1 bilhão pela publicação. Sobre o segredo para juntar tanto dinheiro, Janguiê Diniz é categórico. “Sempre soube que existem apenas duas maneiras para enriquecer: ganhar na loteria ou estudar”, ele disse em entrevista para a “Forbes”. Vindo de alguém que começou engraxando sapatos e transformou o ensino em produto, trata-se de uma afirmação e tanto. (Glamurama)

Entra em vigor Lei da Palmada, que proíbe que pais batam nos filhos

Entrou em vigor nesta sexta-feira (27), com a publicação no "Diário Oficial da União", a lei que proíbe pais de aplicar castigo físico ou tratamento cruel ou degradante para educar os filhos. Chamada informalmente de Lei da Palmada, a lei determina que os pais que agredirem os filhos recebam orientação, tratamento psicológico ou psiquiátrico, além de advertência.

Na sanção da lei, a presidente Dilma Rousseff vetou um único trecho do projeto aprovado pela Câmara e pelo Senado.
O dispositivo punia com multa de 3 a 20 salários-mínimos servidores públicos, profissionais de saúde, educação ou assistência social que deixassem de comunicar às autoridades casos em que houvesse suspeita ou confirmação de maus-tratos a crianças e adolescentes.

Na justificativa do veto enviada ao Congresso, Dilma afirma que a manutenção desse trecho obrigaria a comunicar os abusos "profissionais sem habilitações específicas e cujas atribuições não guardariam qualquer relação com a temática". Ela também expressou desacordo em relação à forma de cobrança da multa, levando em conta "salários-mínimos", em vez de apenas "salários de referência".

O veto, feito em consulta à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Advocacia-Geral da União, pode ser derrubado pelo Congresso, com o voto de ao menos 257 deputados federais e 41 senadores.

Sem medo de vaia, Dilma entregará Copa ao campeão

A presidente Dilma Rousseff será personagem de destaque na final da Copa do Mundo, marcada para o dia 13 de julho, no Maracanã. Caberá a ela o privilégio de entregar a taça da Fifa ao capitão da equipe campeã do mundo. Sem medo de vaias e a apupos, Dilma aceitou convite feito pela entidade máxima do futebol, como destacou, nesta sexta-feira 27, o secretário-geral da entidade, Jerôme Valcke.

Inicialmente, anunciou-se que a taça seria entregue pelo ex-capitão da seleção espanhola Puyol. Em seguida, rumores deram conta de que a entrega seria feita pela modelo brasileira Gisele Bundchen.

Em entrevista coletiva, hoje, no Maracanã, Valcke esclareceu que ambos levarão a taça até o estádio, mas será Dilma quem irá passá-la às mãos dos vencedores. Isso mantém a tradição já cumprida em outros países que sediaram o evento, com o primeiro mandatário entregando o troféu.

Na abertura da Copa, em São Paulo, no estádio do Itaquerão, a presidente foi ofendida por um coro que se iniciou no setor VIP da arena. A previsão é a de que Dilma não vá aos estádios assistir nenhuma outra partida do Mundial, mas já é certo que ela será uma das estrelas da partida final. Ao lado dela já tem presença confirmada 22 chefes de Estado.

Conselho de Administração elegeu novos diretores do BASA

O Conselho de Administração em reunião realizada nesta sexta-feira, 27 de junho, elegeu novos diretores do Banco da Amazônia. Foram eleitos os Srs. José Marques de Lima, que responderá pela Diretoria de Controle e Risco (DICOR), e Luiz Otávio Monteiro Maciel Júnior, que responderá pela Diretoria de Gestão de Recursos (DIREC).

O Sr. José Marques de Lima substituirá o Diretor José Roberto de Lima que por motivos de ordem pessoal solicitou desligamento do cargo. José Marques é empregado aposentado do Banco do Banco do Brasil.

O Sr. Luiz Otávio Monteiro Maciel Júnior ocupará a cadeira que se encontrava vaga desde fevereiro/2014 com a renúncia do Diretor Carlos Pedrosa Júnior. Luiz Otávio é empregado de carreira do Banco da Amazônia, com 16 anos na Instituição, graduado em Ciências Econômicas pela UFPA. No BASA, exerceu, entre outras, as funções de Gerente Executivo da Gerência de Operações Financeiras (GEROF) e da Gerência de Controladoria (GECOR).

A apresentação dos novos Diretores ocorrerá na segunda-feira, 30 de junho, às 9h, no auditório Rio Amazonas, localizado no 15º andar - bloco “A” do Edifício Sede, evento para o qual todos os empregados do Banco estão convidados.

Alepa homenageia santarenos

Ontem (26) em sessão solene, a Assembléia Legislativa do Pará (Alepa) encerrou suas atividades legislativas neste semestre, com a entrega de títulos honoríficos a personalidades que se destacam no Estado do Pará. Um dos agraciados com o título de Honra ao Mérito é o neurocirurgião santareno Erik Leonardo Jennings Simões. A indicação foi do deputado Nélio Aguiar(DEM)
 Eric e Nélio Aguiar
A vereadora Marcela Tolentino recebeu a Medalha de Mérito Legislativo 'Newton Miranda', por indicação do deputado Eliel Faustino(SDD), 1º Secretário da Mesa Diretora da Alepa. Formada em Enfermagem, especialista em Obstetrícia e Saúde da Família, Mestra em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional e professora universitária, ela está em seu terceiro mandato consecutivo e na Legislatura passada foi a única mulher eleita na Câmara Municipal de Santarém, cujo presidente, vereador Henderson Pinto (DEM) recebeu também a mesma Comenda por iniciativa do deputado Nélio Aguiar.
Eliel Faustino, Marcela e Márcio Miranda, presidente da Alepa

Professores decidem suspender a greve

Professores decidem suspender a greve (Foto: Osvaldo Forte/Agência Belém)
Reunião entre integrantes do Sintepp e o prefeito Zenaldo
Os professores da rede municipal de ensino de Belém decidiram pelo fim da greve após 32 dias de paralisação, em assembleia realizada na tarde de ontem (26).

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará (Sintepp) a categoria “decidiu suspender a greve para viabilizar as negociações com o governo Zenaldo Coutinho”.

Segundo a prefeitura, a greve não prejudicou o calendário escolar na maioria das escolas, já que 95% da rede municipal não aderiu à paralisação. Mas, de acordo com o Sintepp, a greve teve adesão de 70% das instituições.

Quanto às reivindicações contidas na pauta, a prefeitura diz que algumas já foram solucionadas e que outras estão em andamento. Entre as reivindicações, estão o reajuste do vale alimentação de R$ 220 para R$ 500, a adequação do piso da categoria com o nacional, o pagamento de gratificação de insalubridade para funcionários de escolas e creches, além de eleição direta para diretor das escolas municipais.

O Sintepp afirma que deverá “retomar as mobilizações imediatamente ao retorno das aulas do segundo semestre, em agosto”.

Uma audiência com a secretária municipal de educação, Rose Salame, está agendada para ocorrer nesta sexta-feira, 27. (Dol)

Adidas suspende patrocínio de Luis Suárez depois de mordida em italiano

  Giorgio Chiellini e Luiz Suárez
A mordida de Luis Suárez no zagueiro italiano Giorgio Chiellini, durante a partida entre Itália e Uruguai, nessa terça-feira, vai custar caro ao atacante uruguaio. Além de ter sido suspenso pela Fifa por quatro meses, e de ter que pagar uma multa de aproximadamente R$ 250 mil, Suárez também será colocado no banco dos reservas da seleção de garotos-propagandas da Adidas, da qual ele faz parte.

A marca alemã decidiu suspender toda a publicidade com o craque por conta da polêmica que ele causou, e já estuda a possibilidade de suspender o contrato dele. Com uma renda anual de US$ 15 milhões, Suárez recebe a maior parte desse valor em salários do Liverpool. O restante vem de patrocinadores, como a Adidas.

Suárez foi um dos protagonistas da campanha mais cara da história da Adidas,
lançada semanas antes da Copa a um custo de R$ 187 milhões. Batizado “The Dream”, o anúncio foi dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles e estrelado por outros astros do futebol, inclusive Lionel Messi e Daniel Alves.

Vale a pena ler: Apareça no Mineirão, companheiro Lula

 Lula e Joseph Blatter, presidente da Fifa
Por Augusto Nunes, colunista da revista Veja:
Penúltimo a falar na convenção nacional do PT, Lula reservou um trecho da discurseira para fantasiar-se de doutor honoris causa em futebol, Copa do Mundo e derivados. Zanzando pelo palco feito animador de auditório, o criador voltou-se para a criatura e deu por cumpridas todas as promessas que a dupla esqueceu no palanque: “Eu acho que o que o país tinha que mostrar já mostrou, ou seja, os estádios estão todos inaugurados, de melhor qualidade pra fazer qualquer inglês morrer de inveja”, começou o Gugu Liberato de picadeiro.

Lula deve achar que Wembley é marca de uísque americano. Nunca deu as caras num dos muitos estádios cinco estrelas da Grã-Bretanha. Mas faz de conta que os ingleses sonham com governantes que enterram em arenas superfaturadas (e condenadas a transformar-se em elefantes brancos) os bilhões de dólares que poderiam tirar da gaveta as “obras de mobilidade” urbana prometidas desde 2007. Se alguém fizesse por lá o que o padrinho e a afilhada fizeram aqui, perderia o emprego. E seria transferido do gabinete para um tribunal.

“É a primeira vez, presidenta Dilma, é a primeira vez que um time perde por excesso de qualidade do nosso estádio”, continuou a aula magna de vigarice. “A Inglaterra não estava habituada a jogar num campo daquela qualidade, como ela jogou aqui no país”. Lula descobriu que os inventores do futebol só ganham jogos em campos de várzea. E achou excelente a situação dos gramados que só viu na TV porque o medo de vaia o aconselhou a acompanhar a Copa sem sair de casa.

Há poucas horas, na entrevista ao Jornal do SBT, pareceu bem menos seguro: “Possivelmente a gente tenha culpa”, ressalvou no meio do falatório sobre a goleada sonora sofrida por Dilma Rousseff no Itaquerão. Por que o ex-presidente não aproveita o jogo do Brasil contra o Chile, neste sábado, para livrar-se de dúvidas. Basta interromper a prisão domiciliar voluntária, trocar a sala do apartamento em São Bernardo pela arena de Belo Horizonte e ouvir o que pensa a multidão. Coragem, companheiro Lula. Apareça no Mineirão.

AMB quer que juízes de primeira instância votem em eleições de cortes

A Associação dos Magistrados Brasileiros protocolou um pedido de providências para que juízes de primeira instância possam votar na escolha dos integrantes da administração dos tribunais. A ideia da associação é que se o processo de escolha dos presidentes e vice-presidentes das cortes passar pela manifestação dos juízes, haverá uma administração voltada também para a primeira instância. A proposta — que inclui todos os tribunais de Justiça, tribunais regionais federais, tribunais regionais eleitorais, tribunais do Trabalho e tribunais da Justiça Militar — foi assinada pelo presidente da associação, juiz João Ricardo dos Santos Costa, em abril deste ano.

Atualmente, a escolha dos cargos de direção é feita pelos colégios eleitorais, formado por magistrados da segunda instância. Para a associação, essa sistemática deixa a administração da primeira instância “relegada à vontade particular do magistrado eleito para pelos membros exclusivamente da segunda instância.”

Ainda segundo a AMB, o voto direto resultaria na democratização da estrutura administrativa do Poder Judiciário e permitiria a escolha do magistrado que, para os colegas, seria o melhor gestor ou administrador.

No pedido, a associação afirma que a posição do Supremo Tribunal Federal de que o artigo 102 da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) teria sido recepcionado pela Constituição Federal tem sido criticada até pelos ministros da corte.

A AMB alega ainda que o artigo 96 da Constituição afastou a necessidade de observância da Loman e determinou que “seria da competência privativa dos tribunais eleger seus órgãos diretivos”. Segundo o pedido, não é “crível” que apenas 17% da magistratura seja admitida a definir os destinos do Poder Judiciário.

A recomendação da AMB é para que todos os tribunais alterem seus regimentos internos visando ampliar o colégio de eleitores. Já circula, inclusive, no Tribunal Regional Federal da 3ª Região o despacho do CNJ para que os desembargadores se pronunciem sobre o pedido.

O CNJ incluiu a Associação Cearense de Magistrados (ACM) e a Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) como terceiros interessados no processo. O órgão determinou também a intimação da Associação dos Juízes Federais do Brasil para que se manifeste sobre o interesse no pedido de providências.  (Conjur)

Ponte sobre o Rio Capim é inaugurada

Ontem foi inaugurada a ponte construída sobre o rio Capim (foto), que fica no município de Aurora do Pará, entre Mãe do Rio e Concórdia do Pará, ligando os municípios.

A obra foi entregue pelo governador Simão Jatene, o vice-governador Helenilson Pontes e secretários de Estado. “A entrega dessa ponte representa uma importância muito grande para a região e para o Estado. Ela serve para ligar, para unir. A ponte, na verdade elimina a separação. E esse é o grande sonho e o grande desejo de muitas pessoas”, afirmou o governador.

A nova ponte possui 540 metros de comprimento e conta com dez pilares e 14 lajes, que possibilitarão o tráfego sem interrupção na Rodovia PA-252 até o entroncamento com a BR-010, a Belém-Brasília. A obra é fruto de um investimento de R$ 56.868.289,68, oriundos unicamente do Tesouro do Estado. A construção começou a ser executada ainda no primeiro governo de Simão Jatene, entretanto, na gestão seguinte a obra foi paralisada.

A retomada do projeto ocorreu em agosto do ano passado, após a conclusão de novos estudos. “A obra pública não pode estar submetida a interesses de partidos, ou de grupos. Ela tem que ter necessariamente vida própria capaz de superar qualquer diferença partidária. E eu me sinto muito feliz em ter honrado o compromisso. Quando anos atrás passei aqui, anunciei que ia entregar esta ponte, e hoje estou de volta, podendo realizar esse sonho de muitos moradores da região”, destacou Jatene.  (Ag.Pará)

No sábado, supermercados funcionarão até às 11h

Amanha, sábado (28), o Brasil enfrentará o Chile em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo. A partida ocorrerá às 13h em Belo Horizonte-MG, mas irá influenciar os horários de funcionamento de diversos estabelecimentos da capital paraense. 

SUPERMERCADOS
Todos os supermercados fecharão às 11 horas, retornando às atividades somente no domingo (29), de 8h às 14h.
SHOPPING CENTERS
-Boulevard Shopping: funcionará até as 12h e reabrirá às 15h15.
-Parque Shopping: funcionará até as 12h e reabrirá às 15h15.
-Shopping Castanheira: abre normalmente às 10h e fecha 12h30. O shopping reabre às 15h30 e funciona até 22h.
-Pátio Belém: funcionará até às 12h30 e reabrirá 15 minutos após a partida.

Operação verão começa hoje

Carros não serão retirados da areia, mas acesso será controladoEm Salinas, carros não serão retirados da areia, mas acesso será controlado
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) inicia hoje (27) a edição 2014 da operação “Verão na Paz, a Gente que Faz”, que tem órgãos públicos estaduais e federais como parceiros. Durante a ação, 3,5 mil homens vão para as ruas em mais de 100 localidades paraenses. Apesar de seguir o modelo adotado no ano passado, a edição deste ano deve ter proporções maiores. Em Salinópolis, por exemplo, o acesso de veículos à praia do Atalaia será controlado, com ordenamento do fluxo e estacionamento sinalizado. A mudança, que pode pegar muita gente de surpresa, é necessário para manter os carros na areia, mas sem riscos. A operação se estende até 4 de agosto.

Neste primeiro final de semana, os preparativos para o controle de acesso dos mais de 80 mil veículos que devem passar pelas areias do Atalaia serão iniciados. O plano de ordenamento organizado pela Superintendência Patrimônio da União (SPU) inclui a criação de lotes sinalizados por bandeiras nas areais: uma via de duas pistas com sentido único; uma área de posicionamento de mesas e guarda-sóis; e uma área destinada apenas a banhistas, com tráfego de automóveis totalmente restrito. A fiscalização será feita em conjunta com a Prefeitura Municipal de Salinópolis. Vale lembrar que a medida é apenas temporária e logo a discussão sobre a proibição deve ser retomada. - “Estamos conversando com os barraqueiros há quase dois meses e eles precisam entender que não são donos da praia, logo, não podem cobrar de quem ocupe uma mesa. O medo maior deles era de que fechássemos a praia neste ano e não vamos”, ressaltou a superintendente da SPU, Maria Aparecida Cavalcante.

Mais de 2 mil homens da Polícia Militar estarão nas ruas em 106 localidades de 56 municípios, onde atuarão em bareirras integradas, cumprirão mandados judiciais, farão o combate à poluição sonora (via Batalhão de Polícia Ambiental, que também, vai atuar contra o comércio ilegal de animais) etc. Várias operações terão apoio da Polícia Civil, com 140 servidores nas delegacias móveis e plantões. Também haverá reforços nas unidades prisionais da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) e no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves.

Junto aos 180 agentes de trânsito e educadores do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), os PREs vão reforçar a segurança viária e atuar na operação “Trânsito sem Álcool”. Também auxiliarão na fiscalização de veículos e orientação das regras de circulação no Atalaia. Apesar de não estarem diretamente ligados ao planejamento, as operações contarão com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas rodovias federais.
Guarda-vidas darão apoio nos balneários para evitar afogamentos

O Corpo de Bombeiros Militares (CBM) são o segundo maior contingente da operação, chegando a 932 homens em 67 localidades de 41 municípios. A atuação será na prevenção e na segurança nas áreas de balneários e resgate em situações de emergência - contando, neste caso, com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp). Nos balneários, a presença dos guarda-vidas vai garantir a segurança dos banhistas.

Durante todos os finais de semana de julho, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA) manterá juízes de plantão em Mosqueiro, Outeiro e Salinópolis (com unidades móveis), junto com equipes técnicas e apoio do Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA), Defensoria Pública do Estado (DPE) e Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará - OAB-PA.  (Jornal Amazônia)

Sumiço de 'Kaveira' e Élida é investigado por Ministério

Foto: arquivo O Liberal
Ainda não existem informações oficiais sobre o paradeiro do casal André 'Kaveira' e Élida Braz, até então, dados como desaparecidos desde a última segunda-feira (23). Nesta quinta-feira (26), o Ministério das Relações Exteriores informou que já foi notificado sobre a situação e que entrou em contato com as polícias de Estados Unidos e México para ter mais informações sobre o caso.

Segundo a assessoria de comunicação do Ministério, as notícias que surgirem serão repassadas exclusivamente aos familiares do casal, já que tratam-se de informações de natureza privada.

Em contato com a reportagem de O Liberal, a família de Élida Braz informou que não houve qualquer notícia do Ministério das Relações Exteriores, mas que aguarda notícias mais concretas sobre o que ocorreu. A única coisa que se sabe, até então, é que os dois foram assaltados na fronteira entre os dois países, próximo de Nuevo Laredo, cidade do estado de Tamaulipas, no México, uma região considerada perigosa por causa da atuação dos traficantes de entorpecentes.

Nas redes sociais, amigos de Élida e Kaveira torcem por um desfecho feliz e esperam que o casal, que saiu de Belém para produzir um documentário sobre tráfico de pessoas e de drogas, em uma área entre México e Estados Unidos, esteja bem e que retorne para casa. (OrmNews)
Mais aqui >Cartão de Elida foi usado, diz amigo de Kaveira

Maromba - Capítulo 17

Publicamos hoje mais um capítulo do livro "Maromba", obra de ficção escrita pelo poeta Emir Bemerguy, falecido em 13.11.2012. Leia aqui >Maromba - de Emir Bemerguy - Capítulo 17
O livro poderá ser adquirido ao preço de R$ 20,00 pelos telefones: (93) 3522-1024, em Santarém e (91) 8854-0082, em Belém.
Mais aqui > O Mocorongo 2

Copa 2014 - Tabela de Jogos

Ontem (26)
Grupo G
EUA 0x1 Alemanha, às 13h, em Recife
Portugal 2x1 Gana, às 13h, em Brasília
Grupo H
Coréia do Sul 0x1 Bélgica, às 17h, em São Paulo
Argélia 1x1 Rússia, às 17h, em Curitiba
OITAVAS DE FINAL (fase de mata-mata)
28/06 - Brasil x Chile, às 13h, em Belo Horizonte
28/06 - Colombia x Uruguai, às 17h, no Rio de Janeiro
29/06 - Holanda x México, às 13h, em Fortaleza
29/06 - Costa Rica x Grécia, às 17h, em Recife
30/06 - França x Nigéria, às 13h, em Brasília
30/06 - Alemanha x Argélia, às 17h, em Porto Alegre
01/07 - Argentina x Suiça, às 13h, em São Paulo
01/07 - Bélgica x EUA, às 17h, em Salvador