Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Cadeia no Pará tem única cooperativa no Brasil formada apenas por prisioneiras

A liberdade que dezenas de detentas do único presídio feminino do Pará procuravam foi alcançada dentro da cadeia. As aulas de português, matemática e artesanato dadas em setembro de 2013 se transformaram, cinco meses depois, em uma cooperativa para vender os produtos. A primeira do Brasil formada exclusivamente por mulheres presas.

Criada por meio de uma portaria interministerial do Governo Federal, a Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) trabalha diariamente na produção de artesanatos como pelúcias, crochê, vassouras ecológicas, sandálias e bijuterias. Os produtos são vendidos em três grandes praças da região metropolitana de Belém.

“Eu sempre bati na tecla: ‘Vocês estão presas, mas a mente de vocês e as mãos estão livres’”, conta a criadora do projeto e diretora da penitenciária, Carmen Botelho. “Quando eu olho os produtos e vejo o que elas foram capazes de assimilar com o conhecimento que o designer trouxe, o que elas cresceram em pouco tempo, fico satisfeita.”  (Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário