Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Câmara conclui votação em 2º turno da PEC do Orçamento Impositivo

O ex-presidente da Câmara Henrique Alves (dir) acompanhou a votação do segundo turno da PEC do Orçamento Impositivo ao lado do atual presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (esq)
A Câmara dos Deputados concluiu ontem (10) a votação, em segundo turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo, que obriga o governo a pagar a verba destinada pelos congressistas no Orçamento para seus redutos eleitorais, chamadas de emendas parlamentares individuais. O texto já havia passado pelo Senado e segue, agora, para promulgação.

Com a aprovação da PEC, a União ficará obrigada a pagar as emendas em um limite de até 1,2% da Receita Corrente Líquida, que é a soma das receitas do governo provenientes de tributos, excluídas as transferências constitucionais para estados e municípios.

No entanto, se a meta de resultado fiscal estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias não for cumprida e o governo precisar fazer contingenciamento dos gastos, as emendas parlamentares também serão reduzidas na mesma proporção das demais despesas.

A proposta aprovada também estabelece que metade das emendas deverão ser aplicadas na área da saúde, que passam a ser computadas ainda no montante mínimo que a União deve aplicar no setor.

Além de prever o pagamento de emendas, a PEC altera as regras de financiamento da saúde pela União. O texto fixa em 15% o percentual mínimo da receita corrente líquida que a União terá de destinar à saúde em até quatro anos.

A PEC obriga o governo a aplicar a verba de forma escalonada, começando com 13,2%, no primeiro ano, e aumentando, gradativamente, até chegar a 15%.

Henrique Alves
Embora não seja mais deputado, o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que capitaneou o movimento para instituir o Orçamento Impositivo, foi ao plenário da Casa acompanhar a votação.

Alves acabou encerrando o seu mandato parlamentar, no fim de janeiro, sem conseguir votar a matéria em segundo turno. “Vim ver para crer”, disse a jornalistas.

Ao final da sessão, o atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que o sucedeu no posto, chamou Alves até a Mesa para anunciar a aprovação da matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário