Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em oncologia na região

Com palestras e rodas de conversa, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, fez ontem, 4, programação alusiva ao Dia Mundial do Câncer nas recepções do ambulatório das especialidades clínicas e da oncologia. A programação teve como principal objetivo desfazer alguns dos principais mitos sobre a doença, que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), deve afetar 576 mil brasileiros neste ano. O regional é um dos que garantiram a interiorização do tratamento em oncologia no Pará.

A equipe de oncologia do hospital esclareceu algumas das principais dúvidas dos pacientes em tratamento e também dos usuários e acompanhantes. “Fizemos uma dinâmica com os pacientes, uma vez que é pelo conhecimento sobre o câncer que as pessoas conseguem se conscientizar sobre os cuidados que devem ter. Esse é um desafio que enfrentamos todos os dias, e as palestras repassam esse conhecimento para a população”, disse a enfermeira oncológica Janete Aguiar.

Durante as palestras foram distribuídos materiais educativos com informações específicas sobre o câncer de mama, que poderá afetar até 57 mil mulheres, e também sobre o câncer de próstata, que poderá registrar 69 mil novos casos. “Um dos grandes mitos do câncer é a crença de que isso nunca vai acontecer com a gente. Isso faz com que muita gente não procure medidas preventivas e acabe descobrindo a doença em estado avançado, quando a possibilidade de cura é menor”, disse o médico oncologista Carlos Hummes, após falar sobre a importância dos exames preventivos e de rotina.

A enfermeira oncológica Carla Tenório acompanha diariamente a vida dos pacientes que passam por quimioterapia. Ela falou sobre a importância das palestras. “A gente aborda não só a questão do diagnóstico, mas o direito deles ao tratamento. O câncer tem chances de cura, e neste dia procuramos mostrar isso. Algumas pessoas ainda acham que o câncer passa pelo contato, e sabemos que o abraço, o afeto, hoje faz parte do tratamento”, enfatizou.  (Ag.Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário