Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Miriam Belchior é a nova presidente da Caixa Econômica

A ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior foi confirmada nesta terça-feira (10) pelo Planalto como a nova presidente da Caixa Econômica Federal no lugar de Jorge Hereda, que deixa o cargo depois de quatro anos. A cerimônia de posse será no dia 23 de fevereiro.

"A presidenta Dilma agradeceu a dedicação, a competência e a lealdade de Hereda, que permanecerá na instituição até a conclusão de uma transição e a formação da nova equipe", diz nota divulgada pela Presidência.

Com 57 anos, Miriam Belchior está no governo desde o início da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. Em 2002, ela participou da equipe que fez a transição do governo de Fernando Henrique Cardoso para o de Lula. Atualmente, faz parte do Conselho de Administração da Petrobras.

Abertura de capital
No comando da Caixa Econômica Federal, a ex-ministra poderá ser a responsável por comandar o processo de abertura de capital da instituição financeira – ou seja, o banco passará a ter ações negociadas na Bolsa de Valores.

A informação da abertura de capital da Caixa foi dada no fim do ano passado pela presidente Dilma Rousseff. Na ocasião, ela havia dito que esse processo ainda iria demorar.

A Caixa Econômica Federal, instituição financeira 100% pública, foi fundada em 1861. É o maior banco totalmente público da América Latina.

Além de ser o principal financiador da casa própria no Brasil, com com participação de mercado próxima de 70%, o banco também é responsável pela operacionalização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pelo Programa de Integração Social (PIS) e pelo seguro-desemprego.

A Caixa também é responsável pelo Bolsa Família, pelo FIES e pelo programa habitacional Minha Casa Minha Vida – que concede subsídios para a população de baixa renda.

Recentemente, a Caixa Econômica Federal, sob orientação do governo, aumentou as taxas de juros do financiamento imobiliário. A instituição informou que a alteração se deve ao aumento da taxa básica de juros, que hoje é de 12,25% ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário