Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O bom ladrão

Hervé Falciani: o bom ladrão
O Le Monde deu um furo mundial ontem (8), ao revelar um vastíssimo esquema internacional de fraude fiscal que funcionava na filial suíça do HSBC, o segundo maior banco do mundo. De acordo com a investigação liderada pelo jornal francês e conduzida por 154 jornalistas de 47 países, sob a coordenação do ICIJ (The International Consortium of Investigative Journalists), o HSBC Private Bank de Genebra movimentou, entre 9 de novembro de 2006 e 31 de março de 2007, 180,6 bilhões de euros, de mais de 100 mil clientes e 20 mil empresas offshore. Entre os donos das contas, havia todo o tipo de gente -- de traficantes de armas a ditadores e corruptos. Só de brasileiros, havia 5.549 contas que totalizavam o equivalente a 7 bilhões de dólares.

O furo do Le Monde -- o SwissLeaks -- é mais um desdobramento dos arquivos que, obtidos pelo jornal em 2014, foram originalmente fornecidos a autoridades fiscais francesas por um ex-funcionário do HSBC, Hervé Falciani, em 2008. Antes de entregá-los à França, ele tentou vendê-los, sem sucesso. Na Suíça, que já tentou extraditá-lo, o ex-funcionário do HSBC é acusado de "espionagem econômica", "roubo de dados" e "violação de segredo comercial e bancário". Com a entrega dos arquivos, Hervé Falciani ganhou o prêmio de viver em Paris, sob proteção policial. (No site O Antagonista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário