Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 5 de março de 2015

Cid Gomes é convocado por chamar deputados de ‘achacadores’

O novo ministro da Educação, Cid Gomes, recebe o cargo de seu antecessor, Henrique Paim, em solenidade no ministério, em Brasília - 02/01/2015
A Câmara dos Deputados reagiu ontem à controversa declaração do ministro da Educação, Cid Gomes, que afirmou que a Casa "tem uns 400, 300 deputados achacadores" durante visita à Universidade Federal do Pará na última sexta-feira. Em resposta, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), retirou de pauta um projeto prioritário para a pasta, chamou Cid de "mal educado" e levou ao plenário um pedido de convocação para que ele se explique. O requerimento foi aprovado por 280 votos contra 102 e contou com o apoio inclusive da base aliada.

A fala de Cid Gomes foi acompanhada de críticas diretas a Eduardo Cunha: o ministro afirmou que "a direção da Câmara será um problema grave para o Brasil" e que todas as forças políticas que têm compromissos sociais se opuseram à eleição dele. "Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas", disse o ministro da Educação.

O momento não poderia ser pior para um ministro da presidente Dilma Rousseff fazer tal declaração. Nas últimas semanas, o Parlamento impôs sucessivas derrotas ao governo e, com o apoio de descontentes da base aliada, ameaça derrubar projetos prioritários. Ao longo da semana a presidente Dilma procurou líderes governistas em busca de uma reaproximação. "Quero dizer que ele vai ter de vir aqui explicar quem são os achacadores do Congresso. O governo com uma pátria educadora não pode ter um ministro mal educado", disse o presidente da Câmara, ao anunciar que colocaria em votação o pedido de convocação de Cid Gomes.
No dicionário Michaelis: ACHACADOR = adj (achacar+dor21 Indivíduo que achaca alguém, extorquindo-lhe dinheiro. 2 Ladrão vigarista. 3 Autoridade que recebe dinheiro de gatunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário