Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 28 de abril de 2015

CASF: Novo aumento

Quem votou para eleger o Madson Souza, atual presidente da Caixa de Assistência dos funcionários do Banco da Amazônia (CASF), está arrependido, está muito decepcionado, está revoltado. Motivo: mais um aumento (9%) na tabela do Plano Família, quando o  índice de inflação acusa 8,8% e o ajuste dos aposentados e pensionistas, pela CAPAF, foi de 6%. E, só pra lembrar: em sua campanha nas eleições para a escolha da nova diretoria da entidade, Madson  apregoava a diminuição das contribuições dos assistidos.

9 comentários:

  1. MADISON PAZ DE SOUZA28 de abril de 2015 às 16:14

    Caro Ércio,
    A tua postagem aqui comentada é, sem dúvida e talvez por coincidência a reedição de mensagem que recebi no meu e-mail pessoal, do ex-presidente da CAPAF, José Maria Oliveira da Paz, que no pleno uso dos direitos democráticos garantidos à sociedade brasileira na nossa Carta Magna, emitiu o seu PROTESTO quanto à elevação do valor das mensalidades do PLANO FAMÍLIA da nossa CASF.
    Em sendo assim, a simples transcrição do que a ele respondi bastaria neste breve comentário. Contudo, pela consideração que devo ao nobre Pôster, permito-me reformular o texto que produzi em resposta ao José Maria para, enfim afirmar-te:
    Não condiz com os fatos dizer que na nossa campanha eleitoral/2014, apregoamos a diminuição das contribuições dos associados. Apregoamos sim (no item 7 do nosso prospecto de campanha) a “Reavaliação das BASES ESTRUTURAIS do PLANCASF e do Plano Família, objetivando torná-los menos onerosos aos beneficiários, sem prejuízo das suas viabilidades econômicas, da qualidade dos serviços assistenciais e dos princípios da solidariedade de grupo.”
    Veja, caríssimo Ercio: Ao 5º mês de mandato, CUMPRIMOS GRANDE PARTE DO QUE PROMETEMOS, disso resultando:
    1º. A REDUÇÃO do percentual da coparticipação dos beneficiários em consultas e exames, de 30% para 15%;

    2º. EXTINÇÃO da coparticipação de 50% no pagamento das despesas com Órteses, Próteses e Materias Especiais, paraa todo e qualquer beneficiário de quaisquer desses planos. E isso, meu caro Ercio, não fizemos por ser “bonzinhos” ou para saldar promessa de campanha, mas por dever de ofício, visando salvaguardar o nosso equilíbrio econômico-financeiro diante da jurisprudência já consolidada em torno da matéria, desobrigando os beneficiários dos planos de saúde quanto a esse encargo.

    3º. AMPLIAÇÃO da rede de credenciada e EXPANSÃO da capacidade de atendimento dos beneficiários radicados em áreas de baixa estrutura médico-hospitalar, adicionando-lhes o cartão de convênios de reciprocidade, Brasil afora.;

    4º. Recuperamos a capacidade instalada de atendimento no ambulatório de Belém, medida estratégica para conter a auto geração de demanda em algumas e não raras prestadores de assistência à saúde na rede conveniada;

    Por assim dizer, caríssimo Ercio, os efeitos da “Reavaliação das bases estruturais do PLANCASF e do Plano Família, já efetivadas pela atual diretoria, implicam efetivamente em custos menos onerosos para os beneficiários.
    No mais, como beneficiário da CASF, também comungo da extrema dificuldade em acolher aumento na mensalidade dos nossos planos em percentual acima daquele que corrigiu o nosso poder aquisitivo em 2014. Contudo, não me parece de todo coerente a indignação pelo índice recentemente aplicado ao Plano Família (9,56%), enquanto esquecermos que DURANTE OS QUATRO ANOS ANTERIORES (sob a diretoria finalizada pelo Fiock) suportamos, “CALADINHOS”, os aumento de: 12,00% (em 2010), 15,00% (em 2011) e 13,10% (em 2013). Menos razoável ainda é que reclamemos do índice agora aplicado, talvez impressionados com os 6% praticado em 2014 (menos da metade do índice de 13,10% aplicado em 2013), fingindo não entender que o mesmo foi adotado pela diretoria anterior, apenas como isca eleitoreira, em pleno transcurso da campanha para o pleito de 2014 onde a diretoria de então concorria visando a reeleição para mais um mandato à frente da CASF. A ninguém favorece caro Ercio, fingir não entender que os 9,56% aprovado pelo CONDEL, apenas corrige a aplicação do índice de apenas 6%, aplicado no ano anterior. Ou será que de 2013 (13,10%) para 2014 (6%) a demanda das despesas assistenciais do Plano Família despencaram em mais de 50%?. Não é o que registram os nossos fechamentos contábeis, integralmente disponíveis no nosso sitio eletrônico, depois de aprovados no CONFIS e CONDEL.
    Ass.: MADISON PAZ DE SOUZA
    Presidente da CASF

    ResponderExcluir
  2. Prezado Madson: com as suas explicações, fica evidenciado que a nossa Casf necessita implantar um sistema de informações diretas e imediatas aos veiculos de comunicação, principalmente as redes sociais, para que possamos tomar conhecimento do que já fez e fará a sua diretoria para evitar maiores encargos aos seus assistidos. Disponha sempre deste blog.

    as decisões de sua diretoria.

    ResponderExcluir
  3. O Madson prometeu sim, não aumentar contribuições. Mentiu! Pois não?

    ResponderExcluir
  4. O Pois não? do anônimo das 08:30 é marca registrada. Parece ferradura de marcar boi no curral com as iniciais FCVS.
    Fui ...

    ResponderExcluir
  5. Madson, um de seus comentários não conseguimos abrir para publicarmos aqui. Se possível, por favor, envie novamente.

    ResponderExcluir
  6. Em sua peroração gongorica, como de hábito e em estilo denso e burocrático, o sr. Madison diz que "no mais,como beneficiário da CASF também comungo da extrema dificuldade em acolher novos aumentos na mensalidade de nossos planos
    em percentual acima daquele que corrigiu nosso poder aquisitivo em 2014." Certamente não é esse o caso do presidente e diretores da CASF, cujos generosos horários são casuisticamente atrelados ao Plano de Salários para Executivos do Banco da Amazônia desde os tempos do Prado (18 anos) , distorção jamais corrigida pelos seus sucessores na gestão da entidade, pois lhes favorece manter esse atrelamento ao Banco, embora sendo a CASF de autogestão. Mas, todavia, porém, nada mal honorários de 17,5 mil para o presidente e 16,5 mil para os diretores, não ? Quanto a comunicação da CASF com seus associados ela é praticamente nula, apesar de a nova diretoria ter contratado uma profissional da área,por sinal a mesma que presta seus serviços à AEBA no turno da manhã, certamente para favorecer uma maior interação entre as duas instituições. O site parado não comunica nada, notadamente com os associados aposentados e pensionistas que,em sua maioria, não têm acesso à internet.

    ResponderExcluir
  7. Agora sim Madson, você, assim como o Silvio, fizeram a resposta com dignidade para um aposentado que, como você diz, tem o direito, num patamar democrático, de exercer seu direito de protestar.

    Conheço você de longas datas, sei do seu caráter e da dignidade que possui para com os postos que já integrou não só no Banco mas como também na CONSUP da CAPAF, na Cooperativa e agora na Presidência da CASF. Não estou nem um pouco arrependido de ter votado na sua chapa e o farei novamente, mas estou extremamente decepcionado com os termos que usou para responder o meu protesto, não é dessa maneira que você vai tratar conosco, participantes da CASF, indicando-nos como exs disso ou daquilo, no meu caso como ex Presidente da CAPAF. Tenho orgulho de ter presidido aquela casa. Sou participante da CASF e mereço o seu respeito pois sempre dispensei a mesma forma para com você e sua Diretoria.

    Nas exposição de motivos, agora no blog de nossa amigo Ercio, está corretíssimo e sinceramente espero que você continue administrando a CASF como sempre o fez em outros postos como acima indico. a) José Maria Oliveira da Paz.

    ResponderExcluir
  8. Madison Paz de Souza4 de maio de 2015 às 15:22

    Muito bom contar com o apoio do O MOCORONGO na abordagem sobre temos do interesse da coletividade bancreveana, sempre veiculados no marcador "Capaf, Casf, Basa, Aeba, Aaba".

    No episódio sobre o reajuste do PLANO FAMÍLIA para 2015/2016, agradeço ao José Maria Oliveira da Paz pelas referências elogiosas a meu respeito,emitidas na postagem de 02/05/205 às 05:34h. Quanto a decepção pelos termos que usei em resposta ao seu protesto (dirigido ao Silvio Kanner, com cópia para o meu endereço eletrônico pessoal e o da CASF, este com erro de grafia), entendo necessário ponderar quanto ao fato motivador (atribuir-me afirmação que jamais emiti).
    De toda sorte, ao José Maria fica o meu pedido de desculpas pelos excessos acaso praticados na reação ao seu PROTESTO quanto ao aumento das mensalidades do PLANO FAMÍLIA da CASF, justo quando a admissibilidade fundada nos preceitos constitucionais vigente, mas indevido quanto ao mérito, diante da base em que se sedimentou (inverossimilhança relativa a suposta promessa de não aumentar o valor das referidas mensalidades).

    ResponderExcluir