Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 4 de abril de 2015

Significado de Sábado de Aleluia

Sábado de Aleluia é o Sábado da Semana Santa, o primeiro dia depois da crucificação e morte de Jesus Cristo é o dia anterior ao Domingo de Páscoa. O Sábado de Aleluia é o último dia da Semana Santa.

No Sábado de Aleluia ou Sábado Santo é celebrada a Vigília Pascal depois do anoitecer, dando início à Páscoa. Sábado de Aleluia é o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo”.

Na tradição católica, os altares são encobertos, pois assim como na Sexta-Feira Santa, não se celebra a Eucaristia. As únicas celebrações que fazem parte é a Liturgia das Horas. Além da Eucaristia, é proibido celebrar qualquer outro sacramento, exceto o da confissão.

É também no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas, representando a morte de Judas Iscariotes. Hoje, em Belém do Pará, críticas à Celpa e à corrupção na política brasileira prevalecem entre os temas abordados na Malhação de Judas na rua Fernando Guilhon (fotos abaixo), no bairro da Cremação. Desde ontem a noite, quando começou o Velório do Judas. Bonecos de todos os tamanhos tomam conta da via, cercados por shows, brinquedos e comidas típicas. A malhação dos bonecos começará às 9 horas deste sábado (4).
Entre as temáticas de malhação dos bonecos de Judas estão o escândalo do propinoduto da Petrobras e a cobrança de tarifa exorbitante de energia elétrica e a “trairagem” de alguns políticos nas eleições estaduais de 2014. A programação tem apoio logístico, incluindo subvenção, da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

A Fumbel apoiou 102 associações de malhadores de Judas nos bairros da Cremação, Guamá, Jurunas, Benguí, Barreiro eTerra Firme, além dos distritos de Icoaraci e Outeiro. Na Cremação, a Polícia Militar mobilizou 30 homens e viaturas para pernoitar na Fernando Guilhon, garantindo a segurança do Velório do Judas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário