Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Câmara Municipal de Belém deveria imitar o que foi feito em Manaus

O Projeto de Lei (PL) nº 324/2014, que proíbe a lavagem de carro e calçadas com mangueira, obriga que todos lava a jatos tenha hidrômetro, assim como a instalação de medidores de água individuais nos condomínios, poderá virar Lei Municipal, caso seja sancionado, pelo prefeito Artur Neto (PSDB). As informações são da diretoria de comunicação da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A proposta, de autoria do vereador Plínio Valério (PSDB), foi aprovada ontem (5). O projeto tem o objetivo de coibir a prática do desperdício de água, podendo resultar na aplicação do pagamento de multa pelo infrator ao Poder Público Municipal, através do órgão correspondente, caso haja estrago do líquido.

“Aqui em Manaus é normal às pessoas usarem mangueiras para lavar o carro no meio da rua, lavar as calçadas, principalmente os lava a jatos que não dispõe de hidrômetro e os condomínios não terem medidores individuais. A água é um recurso finito. O que está acontecendo em São Paulo é um alerta, para que comecemos a preservar o bem precioso que temos em abundância, mas que um dia pode acabar”, salientou Plínio.

O parlamentar ressaltou ainda, que o PL, que disciplina o uso de água em Manaus, é uma forma de começar a cuidar do recurso, para as próximas gerações, que correm o risco de escassez de água, uma vez que estimativas dão conta de que, em 2030, 47% da população terão necessidades de recursos hídricos.

Conforme o artigo 2º do PL, os estabelecimentos de lavagem de carros são obrigados a possuírem hidrômetro ou um sistema que reduza o consumo de água potável e que permita a fiscalização, mesmo os que possuem poço artesiano. Além disso, a proposta obriga ainda, a instalação de medidores de água individuais nos condomínios da cidade de Manaus, como prevê o artigo 3º do projeto.

Para o cumprimento da Lei, caberá às empresas e concessionárias viabilizar a instalação dos medidores individuais nos condomínios, abolindo o medidor coletivo. (Jornal A Crítica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário