Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 9 de maio de 2015

Cunha considera 'ilegal' nova sabatina para ministros que ficarem no STF até os 75

Num entendimento contrário ao declarado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), considera "ilegal" a possibilidade de os ministros do Supremo que ficarem no cargo até os 75 anos de idade terem de passar por uma nova sabatina. "Não sou a favor. Serei radicalmente contrário a isso. É ilegal", afirmou Cunha ao Estado, mostrando seu posicionamento político sobre tema, já que essas sabatinas só ocorrem no Senado.

Ao interpretar o texto final da emenda, Renan avaliou que a PEC da Bengala, promulgada esta semana, prevê que os atuais ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de tribunais superiores passem por uma nova sabatina no Senado caso desejem ficar até os 75 anos no cargo.

A exigência da nova sabatina não aparece de forma explícita na emenda, mas notas taquigráficas do Senado apontam que a menção ao artigo 52 da Constituição no texto final da proposta surgiu com esta intenção. O dispositivo constitucional estabelece como requisitos para nomeação para o STF a sabatina e a aprovação pelo Senado.

Na quinta-feira, Renan não fez menção à nova sabatina durante a cerimônia de promulgação da emenda, na qual estavam presentes o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, e o ministro Gilmar Mendes, entre outras autoridades. Mais tarde, contudo, o peemedebista disse à Agência Senado que os ministros que desejarem permanecer nos tribunais até os 75 anos deverão passar pelo Congresso. "Conforme a emenda, os que desejarem continuar na magistratura deverão ser novamente sabatinados pelo Senado Federal, que não abrirá mão da prerrogativa de fazê-lo", afirmou Renan, segundo a Agência Senado.

A exigência de uma nova sabatina já provoca reações entre ministros do Supremo. Marco Aurélio Mello, que integra o STF desde 1990, disse que não irá se submeter a uma "humilhação" neste sentido. "Fui surpreendido. Vivenciamos tempos muito estranhos no Brasil", criticou o ministro. "Não me submeteria a uma nova sabatina. Depois de 26 anos de carreira jurídica, não me submeteria ao risco de uma humilhação no campo político", completou.Leia também:
Bengala para todosLiminar estende aposentadoria aos 75 anos para desembargador do TJ-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário