Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 5 de maio de 2015

Dom Vicente Zico será sepultado amanhã (6)

O arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico, será sepultado nesta quarta-feira (06), às 15 horas. O religioso, que tinha 88 anos, faleceu em casa em decorrência de problemas respiratórios na tarde de ontem. Governo do Estado e Prefeitura de Belém decretaram luto oficial. O corpo do arcebispo deverá ser sepultado na Catedral Metropolitana de Belém, após a celebração de uma missa.

Em nota, a Prefeitura de Belém lamentou profundamente o falecimento do Arcebispo Emérito de Belém. O prefeito Zenaldo Coutinho decretou luto oficial de três dias no município. Os órgãos da administração, que possuem dispositivos com bandeiras nas partes externas dos seus prédios, terão a bandeira de Belém hasteada a meio mastro.

O texto da nota cita Dom Vicente Zico como exemplo de cristão e autêntico evangelizador. 'Mineiro de nascença e paraense de coração, Dom Zico carregou nos braços o povo do Pará e aqueceu a fé dos católicos neste estado', diz o texto.

O Governo do Estado repetiu o gesto também decretando luto oficial por três dias. O decreto, assinado pelo governador Simão Jatene, será publicado nesta terça-feira (05), no Diário Oficial do Estado.

'As pessoas que não lutam pelos seus ideais e pelo bem comum morrem um pouco a cada dia, ainda em vida. Dom Vicente, pelo contrário, foi um incansável lutador, renascendo a cada instante, em nome do Evangelho que pregava, com liderança e fraternidade. Que Deus receba seu filho valente com todo o amor que ele distribuiu entre nós', disse o governador.

'Dom Vicente é um daqueles paraenses de coração e alma, que vem de outros Estados. Tanto que escolheu passar seus últimos dias entre nós, aqui no Pará, onde foi seu lar', completou Jatene.

Em nota oficial divulgada na manhã de hoje, o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, informou que Dom Zico havia retornado a Belém após uma viagem familiar a Belo Horizonte. Ele apresentava dificuldades respiratórias e foi internado ontem. O próprio religioso pediu para retornar à Residência Episcopal para se tratar em casa.

Dom Alberto Taveira aceitou o retorno do religioso após ouvir o parecer da equipe médica responsável pelo arcebispo emérito. Dom Zico retornou à residência episcopal e passou a noite bem. Ele estava acompanhado da equipe médica e de enfermeiros.

Dom Vicente Joaquim Zico nasceu na cidade de Luz, no estado Minas Gerais, em 1927, e ingressou na vida religiosa aos 16 anos, ao fazer parte da Congregação da Missão. Em 1950 foi ordenado sacerdote e em 1980 foi nomeado, pelo próprio Papa João Paulo II, Arcebispo Coadjutor.

Dom Vicente Zico é arcebispo de Belém desde de 1990. Uma das últimas aparições públicas do religioso foi na VI Conferência de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, que aconteceu no Centro de Convenções da Amazônia - Hangar, no final do mês de abril.  (OrmNews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário