Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Dom Orani é vítima de assalto na Zona Norte do Rio

. Foto: EBC
O cardeal arcebispo do Rio dom Orani Tempesta foi vítima de um assalto, no fim da noite deste domingo (5), em Quintino, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O crime aconteceu por volta das 22h40m, quando criminosos abordaram o carro, um Kia Sorento de cor preta, onde estavam o cardeal, um casal de amigos, além do motorista, na Rua Goiás. O bando, formado por quatro homens armados, rendeu as vítimas antes de levar o veículo. Eles conseguiram fugir. Ninguém foi preso.
De acordo com informações da Polícia Civil, o motorista do veículo onde estava o cardeal relatou que eles foram interceptados pelos criminosos que estavam em outro carro. Ninguém ficou ferido durante a ação. O caso foi registrado na 24ª DP (Piedade).
Em setembro do ano passado, Dom Oranile teve seus pertences roubados em um assalto à mão armada em Santa Teresa, quando se deslocava do Sumaré em direção à Glória. Na ocasião, o cardeal estava acompanhado por um motorista da arquidiocese, um fotógrafo e um seminarista. Ninguém ficou ferido. Ele chegou a ser reconhecido pelos bandidos, que ainda assim não desistiram do roubo.
A Arquidiocese do Rio, em nota publicada no site da instituição no final da manhã desta segunda-feira, ressaltou que "a preocupação primeira de Dom Orani foi com a integridade física de todos os ocupantes do veículo". "Tal episódio só demonstra o quanto o Cardeal não está distante da realidade de seu povo. Ele é o bom pastor que 'dá a vida por suas ovelhas', aquele que 'dá a vida guiando o povo cristão rumo à salvação' e não só 'tem o cheiro das suas ovelhas', como também vive as mesmas realidades e experiências que seu rebanho", disse a arquidiocese, no documento.

Confira na íntegra a nota da Arquidiocese do Rio:
"Quem é capaz de dar a vida pelo rebanho? A resposta a esse questionamento se encontra no Evangelho de São João, capítulo 10, versículos de 11 a 15: o bom pastor. Só o bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O Bom Pastor, frisou São João Paulo II, no exercício de seu ministério, “dá a vida guiando o povo cristão rumo à salvação”. Deve imitar a Cristo, tornando-se Sua testemunha corajosa, ministro incansável do Seu Evangelho. Já o Papa Francisco aponta outra característica marcante do bom pastor e necessária para a Igreja: “que tenha o cheiro das ovelhas”.
 
Inserido dentro desses contextos é que desde 19 de abril de 2009 como Pastor na Cidade Maravilhosa, Dom Orani tem levado à frente o que afirmou em seu discurso de posse — “Venho como cristão, discípulo de Jesus Cristo, escolhido como apóstolo para anunciar o Reino de Deus a todos” —, sendo o Pai que busca conhecer e evangelizar todas as paróquias e realidades desta Metrópole. Simples e verdadeiramente preocupado com o bem de todos, o Cardeal mostra-se sempre disponível e aberto, além de ser de um missionário incansável, sempre empenhado na implantação do Reino de Deus.
 
Infelizmente, horas depois de iniciar a missão popular por todos os cantos da cidade, como gesto concreto do Ano da Esperança, em uma celebração eucarística que reuniu milhares de fiéis e contou com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, trazida de seu Santuário Nacional, em Aparecida (SP), o Cardeal foi assaltado neste domingo, 5 de julho, no Viaduto de Quintino, Zona Norte do Rio, enquanto retornava para casa, após reunir-se com os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Paz, na Serrinha, em Campo Grande, para celebrar uma Missa em homenagear a Padroeira.
 
Dentro do veículo, além do motorista e do Cardeal, estava também um casal de amigos italianos. Quatro bandidos fortemente armados interceptaram o veículo, anunciaram o assalto e levaram o motorista como refém. Alguns metros depois ele foi liberado, mas os bandidos seguiram com o carro, além dos pertences pessoais de todos os ocupantes. Apesar do susto, ninguém se feriu e todos passam bem.
 
Mas é importante ressaltar que a preocupação primeira de Dom Orani foi com a integridade física de todos os ocupantes do veículo e tal episódio só demonstra o quanto o Cardeal não está distante da realidade de seu povo. Ele é o bom pastor que “dá a vida por suas ovelhas”, aquele que “dá a vida guiando o povo cristão rumo à salvação” e não só “tem o cheiro das suas ovelhas”, como também vive as mesmas realidades e experiências que seu rebanho.
 
Sua esperança vem e está em Deus, como afirma em seu artigo “Ano da Esperança”, publicado no Portal da Arquidiocese: “O Papa Francisco disse, em 2013, que: “A esperança é um dom, é um presente do Espírito Santo”. Paulo dirá que é um dom que ‘jamais decepciona’. Por quê? Porque é um dom que o Espírito Santo nos deu. E Paulo nos diz que a esperança tem um nome: Jesus. Renovemos a nossa esperança em Jesus. Ele refaz tudo e nos anima a anunciá-Lo neste mundo carente de paz e de justiça!”.
Atualização em 07.07.2015 
O carro em que estava o cardeal dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, quando foi assaltado na noite de domingo (5/7), em Quintino, foi localizado na tarde de (6/7), na Rua Mabucaba, perto da favela Mundial, em Coelho Neto, na Zona Norte do Rio. Celulares,um crucifixo de prata e um cordão, que haviam sido dados de presente pelo papa João Paulo II ainda não foram recuperados.

Dom Orani Tempesta, falou na tarde de ontem (6) sobre o assalto que sofreu, o segundo em menos de um ano. De acordo com o arcebispo, os ladrões eram jovens, aparentemente menores. Se forem presos, defendeu o cardeal, vão fazer "pós-graduação" do crime. "Acho que se você prendê-los eles vão fazer uma pós-graduação. Tem que recuperar com educação, de outra forma, de outra maneira, que os levem a sentir que têm valores que podem vir à tona, não só o mal", disse.

"O que aconteceu comigo acontece com tanta gente. O fato de um ser cardeal arcebispo chama a atenção. Eu rezo para que esses jovens encontrem famílias e pessoas que os ajudem a mudar de vida e serem felizes", completou.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário