Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Papa Francisco defende casamento, mas pede 'aproximação' com divorciados

Papa Francisco realizou missa solene na Basílica de São Pedro, no Vaticano, neste domingo
O Papa Francisco realizou ontem, 4, uma controversa reunião com bispos de todo o mundo para discutir questões relacionadas à família. O Papa defendeu que o casamento é um vínculo indissolúvel entre um homem e uma mulher, mas acrescentou que "a Igreja deve alcançar e cuidar de casais feridos com o bálsamo da aceitação e da misericórdia".

Durante uma missa solene na Basílica de São Pedro, Francisco se posicionou sobre como lidar melhor com famílias católicas que sofrem com separação, divórcio e outros problemas, quando o ensinamento da Igreja prega que o casamento é para sempre.

O pontífice ressaltou que a Igreja não pode ser "conduzida por modismos ou opinião popular", mas deve reconhecer que os casamentos fracassam. Francisco afirmou que a Igreja é também uma mãe, que não segrega ou julga seus filhos. "A Igreja deve aproximar essas pessoas, recebê-las e acompanhá-las, já que uma igreja com portas fechadas já trai sua missão: em vez de ser uma ponte, torna-se um obstáculo".

A primeira reunião de bispos, em outubro do ano passado, terminou com um consenso sobre a melhor forma para a Igreja Católica aceitar gays e pessoas divorciadas que voltaram a se casar. Atualmente, os conservadores insistem que a doutrina católica é clara e imutável, enquanto os mais progressistas a admitem, mas têm procurado flexibilizar a prática pastoral. Nos últimos 12 meses, ambos os lados intensificaram as discussões, e são esperados confrontos nas próximas rodadas dos encontros. Poucas reuniões no Vaticano têm sido tão polêmicas como esta. Houve acusações de manipulação e coerção, além de reuniões secretas para planejar estratégias. Na véspera da reunião, um bispo católico que se declarou gay disse que há homofobia generalizada na igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário