Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O honestíssimo Lula é intimado a prestar novo depoimento na Operação Zelotes

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 
O ex-presidente Luiz Inácio Inácio Lula da Silva foi intimado a depor segunda-feira (25), em Brasília, no âmbito da Operação Zelotes, que investiga compra de medidas provisórias durante seu governo.

Lula foi arrolado como testemunha de defesa em ação penal que tramita na 10ª Vara Criminal do Distrito Federal pelo réu Alexandre Paes dos Santos, lobista alvo da Zelotes.

Sua assessoria jurídica avalia, no entanto, a possibilidade de ele não viajar a Brasília, valendo-se da prerrogativa de pedir para depor onde reside. Nesse caso, Lula terá que pedir a remarcação do depoimento para que ocorra em São Paulo.

Em nota publicada em seu site, o Instituto Lula afirma que os advogados do ex-presidente examinam a petição e que "a lei determina que uma testemunha tem de ser ouvida na cidade em que reside".
Depoimento - No último dia 6, Lula prestou depoimento na condição de testemunha, também na Zelotes. O novo depoimento será dado a outro inquérito que integra a operação.

O Instituto Lula afirma, em nota, que esse primeiro depoimento foi dado na condição de informante, e não de testemunha.

O petista foi intimado dentro da ação penal derivada do inquérito 1.424, que apura se medidas provisórias editadas em atendimento a interesses das montadoras. Ele falou à Polícia Federal por três horas e meia, e disse que as medidas provisórias atendiam a interesses de Estados, como Bahia, Pernambuco e Goiás..

Em nota divulgada após o primeiro depoimento na Zelotes, o Instituto Lula ressaltou que o ex-presidente não é investigado na operação e afirmou que as medidas provisórias "resultaram de reivindicações e diálogo com lideranças políticas, governadores, sindicalistas e empresários, amparadas em exposições de motivos ministeriais que levaram em conta a geração de empregos, renda, incorporação de tecnologia e arrecadação para os Estados em decorrência dos incentivos federais".

Petição - Ontem (21), a defesa de Lula protocolou uma petição perante a 10ª Vara Criminal do DF afirmando que ele já prestou todos os esclarecimentos sobre o caso das Medidas Provisórias.

No documento, os advogados também alegaram que o ex-presidente não conhece o réu Alexandre Paes dos Santos e pedem, portanto, a dispensa do seu depoimento.

A defesa anexou o depoimento de Lula à PF afirmando que não conhecia o lobista. Processado pelo filho de Lula, Alexandre Paes dos Santos foi condenado em ação por danos morais. O caso envolvia uma reportagem da revista "Veja" que mencionava Fábio Luis, filho do ex-presidente.
No site O Antagonista
LULA PREPARA ATESTADO MÉDICO
Lula será internado no Sírio Libanês no sábado (23), para um check-up. O anúncio do exame surpreendeu investigadores da Operação Zelotes, que esperavam sua presença em Brasília na segunda-feira, para depor como testemunha do lobista APS.

Interlocutores de Lula disseram ao Estadão que o ex-presidente não conhece APS e consideram sem consistência a acusação de compra de medidas provisórias em seu governo. É impressionante como Lula não conhece ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário