Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Gilmar é reconduzido ao TSE e vai comandar eleições municipais

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) confirmaram ontem (3) a recondução do colega Gilmar Mendes para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Em maio, Gilmar assume a presidência do TSE e vai comandar as eleições municipais deste ano, a primeira em que as empresas estão proibidas de fazerem doações para candidatos e partidos. Essa será a segunda presidência de Gilmar no TSE, que chefiou a Justiça Eleitoral em 2006.

O mandato no TSE é de dois anos. O tribunal é formado por três ministros do STF, dois do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e dois advogados indicados pelo Supremo e escolhidos pela Presidência da República.

Gilmar Mendes tem dito que pretende deixar como marca de sua passagem no TSE maior rigor no exame das contas de campanha eleitoral.

Segundo dados do TSE, mais de 400 mil candidaturas concorrerão ao pleito municipal, quando serão disputados os cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país, envolvendo a análise de registro de candidaturas, disputas eleitorais e prestações de contas.

Cassação - Se até maio o TSE não avançar com as quatro ações que pedem a cassação da presidente Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer, os casos também serão concluídos na gestão de Gilmar, que tem feito fortes críticas aos escândalos de corrupção no governo do PT. A oposição acusa Dilma e seu vice de abuso de abuso de poder econômico e político e apontam ainda suspeitas de que recursos desviados da Petrobras tenham ajudado a financiar a reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário