Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

40 anos da morte de JK

 
Hoje (22) completam exatos 40 anos que, aos 73 anos, o ex-presidente Juscelino Kubitschek morria num acidente automobilístico. No quilômetro 165 da rodovia Presidente Dutra, seu veículo, um Opala de chapa RJ-VW 9326, conduzido por seu motorista, atravessou a pista e se chocou de frente com um caminhão.

Na ocasião, o reconhecimento do corpo do político só foi possível graças a um bilhete de passagem aérea que JK portava consigo.

Durante seu governo foram criadas políticas que estimularam a industrialização. Filiais de empresas automobilísticas foram instaladas no Sudeste do país, o que aumentou a geração de empregos nessa região. Na gestão de JK, os setores de energia e transportes também receberam atenção especial.

O ex-presidente foi responsável por levar a capital federal para Brasília, antes instalada no Rio de Janeiro. Para isso, escolheu o arquiteto Oscar Niemeyer como responsável pelo projeto.

Juscelino Kubitschek deixou a Presidência em janeiro 1961, e em junho do mesmo ano foi eleito senador por Goiás. Em meados de 1964, no entanto, os militares cassaram seus direitos políticos.  Antes da morte, o ex-presidente havia concorrido, sem sucesso, a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário