Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Alter do Chão volta a ser destaque no jornal inglês 'The Guardian'

No G1 Santarém
Após ter sido eleita como a praia mais bonita do Brasil em 2009, Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará, volta a ser notícia no jornal britânico “The Guardian”. Em matéria publicada no sábado (27), a Vila balneária foi descrita como “boemia e movimentada”. A publicação destacou as belas praias do rio Tapajós, e as descreveu como “tão selvagem e tão largo como o mar”. (Leia matéria aqui)

A matéria cita a noite movimentada da vila às margens do rio Tapajós com seus bares e carros sons, além do carimbó, ritmo popular local. Mas, o objetivo da viagem foi alcançado durante o dia, quando se pôde conhecer as belezas naturais e fazer os passeios voltados para o turismo sustentável. Destaque para a riqueza do rio Tapajós, importante afluente do rio Amazonas.

O texto ressalta a preocupação com a preservação ambiental do lugar e o relatório da Greenpeace que alerta para os riscos casos as hidrelétricas ao longo do rio sejam construídas. Ela cita também os protestos de moradores e grupos indígenas que resultou em uma vitória: o cancelamento da licença para a barragem em São Luiz do Tapajós, mas que a batalha pela preservação continua.

Outro lugar visitado foi a comunidade de Atodi, onde atua o Projeto Saúde e Alegria. Há 30 anos, a organização desenvolve trabalhos de assistência médica e educação em saúde favorecendo o saneamento e a impulsão da economia rural com a promoção do turismo e artesanato. Após conhecer a comunidade de Anã, o fim da aventura se deu na Floresta Nacional do Tapajós, onde foram destacadas as árvores de Sumaúma, uma das maiores da região.
 Ilha do Amor em Alter do Chão vista de cima (Foto: Ádrio Denner/ AD Produções )

Nenhum comentário:

Postar um comentário