Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Comparação direta

Donald Trump e Hillary Clinton cumprimentam-se ao fim do primeiro debate, na Universidade Hofstra 
Editorial - Folha de SP
Realizado na segunda-feira (26), o primeiro de uma série de três debates entre o candidato republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton teve ares de cerimônia do Oscar. A noite de gala da corrida pela Casa Branca registrou audiência recorde de 84 milhões de espectadores nos EUA.

O interesse deve-se a um embate particularmente acirrado e que, como cereja do bolo, traz à cena a novidade preocupante de uma figura de fora do status quo político, que suplantou nomes tradicionais e parte ponderável da máquina partidária para chegar à disputa.

Do ponto de vista da dinâmica, o debate, a despeito de eventuais problemas, se provou bem mais desenvolto, livre e interessante do que costumam ser os similares brasileiros, que não raro padecem de excesso de regras, falta de fluência e tempo exíguo para verdadeira defesa de ideias e propostas.

Outro aspecto vantajoso, na transmissão americana, é a opção de usar permanentemente a tela dividida ao meio, dando oportunidade ao público de observar as reações de um dos postulantes enquanto seu adversário discursa.

Nesse quesito, Trump mostrou-se mais irrequieto e invasivo do que Hillary. Empregou com frequência as palavras "não é verdade" enquanto a rival discursava e, em algumas oportunidades, tentou atropelá-la durante as explanações.

Embora o republicano tenha mais cancha como empresário e homem de TV —o que faz dele uma espécie de candidato midiático a CEO do país—, Hillary tem larga experiência política e não apenas parece, como de fato é mais bem preparada para ser presidente.

Com seu figurino populista de direita, que não deve ser confundido com a sólida tradição conservadora americana, Trump apela para propostas que soam tão fáceis e bombásticas quanto irrealizáveis.

O mundo surge como seu principal inimigo: o planeta inóspito impede a América de voltar a ser grande ao exportar imigrantes e terroristas, por exemplo, ou ao roubar suas fábricas e não remunerar os serviços de segurança internacional que presta aos aliados.

Hillary Clinton não deixa dúvida de que conhece mais a fundo a situação dos Estados Unidos e o intrincado xadrez internacional.

Em suas intervenções, procura ir ao encontro da realidade mais nuançada das famílias, das dificuldades do trabalhador, da vida empresarial e da política externa. Por isso, talvez, deixe a impressão de ser mais prolixa e menos capaz de resolver os problemas.

Mesmo assim, a democrata soube fustigar Donald Trump, evidenciando o que já estava claro: o republicano não reúne condições para liderar a maior potência mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário