Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Poetando: A praia Vera Paz


Aos domingos, antes da construção do Porto da Cargil, as praias Vera Paz e Coroa de Areia eram os locais preferidos para o lazer do povão, em Santarém.
A inesquecível Coroa de Areia, onde eram realizadas concorridas "peladas"
O ideal, é claro, seria a preservação da originalidade das nossas tradições, dos nossos costumes, do nosso patrimônio cultural natural e histórico, entretanto, a ânsia do progresso e a onda de modernização falam mais alto, infelizmente. Isto aconteceu, em Santarém, com a praia Vera Paz, que hoje só existe nos versos dos poetas e na lembrança de quem teve, como eu, a ventura e o prazer de rolar nas suas areias, mergulhar na sua água cristalina e participar de inesquecíveis serenatas, o que inspirou o meu mano Emir, ao compor o poema “Maldito Tributo”:

Quando boiava, linda lá no azul celeste,
A luz peregrina, alcovitando amores,
Ó Vera Paz, quanta felicidade nos deste,
Ao som dos violões e a voz dos teus cantores!

Nas cinzas do que se foi, quase a chorar ingresso...
Todo um passado fica para sempre morto,
Porque, como um tributo pago ao progresso,
A nossa Vera Paz deu lugar ao Cais do Porto!

Por isso é que dói tanto a amarga realidade:
A mais inspiradora praia regional,
Hoje é lembrança... verso... lágrima e saudade.

Um comentário:

  1. Ler essa postagem me fez sentir saudades de uma época em que nem mesmo tinha nascido, me faz pensar no custo do chamado ''progresso''. Uma praia tão linda que se perdeu. Santarém era tão linda...

    ResponderExcluir