Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Removendo o passado: nascendo o fórum de Santarém


- clique na foto para aumentá-la -

Na década de 60, não existia Fórum da Justiça do Pará em Santarém. Os juízes Álvaro Elpídio Amazonas e Albanira Leão Lobato despachavam seus expedientes e atendiam os jurisdicionados nos cartórios do Bazinho Sirotheau, do Gigi Alho e da Carmelita Vieira e nas dependências do Teatro Vitória.

Albanira e Álvaro conseguiram sensibilizar o governador Fernando Guilhon que liberou recursos financeiros para aquisição do terreno e construção do Fórum na avenida Mendonça Furtado que, após inaugurado, sofreu diversas modificações, sendo a sua estrutura física expandida, tornando-se o Fórum mais bem aparelhado e moderno do interior do Pará, com gabinetes amplos e confortáveis para os magistrados que atuam hoje na Comarca.

A foto registra o assentamento da pedra fundamental feito por Albanira Bemerguy, hoje desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Pará, do qual foi presidente. Participaram desse ato, o deputado estadual Everaldo de Souza Martins, o prefeito Osvaldo Aliverti, Evandro Vasconcelos, advogado Silvério Sirotheau Correa, Erick Imbiriba, Carlos Mendonça, Bazinho Sirotheau, Déa Alho e diversas outras personalidades da sociedade local.

2 comentários:

  1. Na foto, atras da dona Dea, vejo a Deinha. Ao lado da doutora Albanira parece ser o doutor Ismaelino Valente. Notei que ao fundo, aparecem só casinhas modestas na Avenida Mendonça Furtado. Hoje, ali, existem prédios muito bonitos. Adoro ver eventos importantes, como este, da minha Santarém. Parabéns, Ercio, por mais uma espetacular e histórica postagem.

    ResponderExcluir
  2. Caro Ércio, Não sei quando foi esse evento que mostra a foto, mas deve ter sido na década de 70, na foto identifiquei à partir da esquerda, o sr. Sebastião Sirotheau, dr. Everaldo Martins, dona Déa, logo atrás dela uma moça que era funcionária do Cartório Dilma dos Anjos, na extrema direita de óculos escuros o João (filho de d Déa e João Alho) e em primeiro plano a dra. Albanira Leão Bemerguy, lembrando que trabalhei do Cartório do Sr. João Alho de janeiro/71 a janeiro/74, quando então fui morar em Brasília/DF. Mª Helena Cadete, rua Boaventura, C. Velha, Belém/PA.

    ResponderExcluir