Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 19 de novembro de 2016

Lula quer que Moro seja preso. Tá doido!

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ingressou no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre, com uma ação penal contra o juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos relativos à Operação Lava-Jato em primeira instância. No documento, os advogados dizem que Lula foi vítima de abuso de autoridade por parte do magistrado.

Segundo o tribunal, a ação penal é privada, sem ter relação com os processos relativos à Lava-Jato, e não tem pedido de urgência. A ação foi ajuizada na corte por ser a segunda instância da Justiça Federal do Sul do país – o que abrange Curitiba, onde tramitam os processos relativos à operação da Polícia Federal.

Segundo a assessoria de imprensa dos autores da ação, o texto cita a condução coercitiva do ex-presidente para conceder depoimento à Polícia Federal, os mandados de busca e apreensão de bens do político e as interceptações de conversas por telefone.

Os autores da ação lembram que ingressaram na Procuradoria-Geral da República (PGR) em junho deste ano, pedindo providências em relação ao suposto abuso de autoridade por parte do magistrado. "Até a presente data, nenhuma providência foi tomada", dizem os advogados.

Ainda de acordo com a nota, o pedido é baseado no artigo 6º. da Lei 4.898/65, que configura abuso de autoridade. A pena prevista varia entre multa de até R$ 5 mil, perda do cargo e inabilitação do exercício de função pública por até três anos e detenção por até seis meses.

Atualmente, o ex-presidente Lula é réu em três processos na Justiça – do Distrito Federal e do Paraná – e alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma dessas ações, por exemplo, o petista é acusado de tentativa de obstrução da Operação Lava Jato por suposta tentativa de impedir que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró fechasse acordo de delação premiada. Lula nega as acusações.

Segundo a assessoria de imprensa da Justiça Federal em Curitiba, Sérgio Moro não se manifestará sobre a ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário