Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

domingo, 5 de março de 2017

Na coluna do Tostão - Folha de SP

O futebol está repleto de modismos e clichês estranhos e inexplicáveis
De vez em quando, faço observações, comentários, elogios ou críticas ao trabalho da imprensa esportiva. Não tenho nenhuma pretensão de ser melhor que ninguém. Tudo o que escrevo pode ser contestado. Sei de minhas limitações e de minha insignificância.

Sinto-me livre, talvez por não ser jornalista, para opinar como fazem os internautas nos programas esportivos e nas transmissões das partidas. Sou um assíduo telespectador, que se acha no direito de criticar e elogiar. Sei que muitos não gostam. Tenho admiração por muitos profissionais da imprensa.

O futebol está repleto de modismos, clichês e lugares comuns, que são, a meu ver, diferentes das gírias, uma linguagem peculiar, usada por alguns profissionais e que costuma se estender a várias camadas sociais. As gírias são, geralmente, interessantes e engraçadas.

Escuto, várias vezes ao dia, o verbo entregar, no sentido de corresponder: "O jogador entregou ou não entregou o que se esperava dele". Segundo o dicionário Aurélio, há 11 diferentes significados para o verbo e nenhum com o sentido usado no futebol. Outra moda é o verbo espetar. Acho horrível. Serve para tudo, até para dar passes: "O meia espetou a bola para o companheiro". É usado também para ilustrar um jogador ou um time avançado: "O atacante está espetado". O Aurélio dá 12 significados para o verbo espetar. Todos diferentes dos usados no futebol.

Outra moda é a expressão "pagou geral", no sentido de dar bronca, de ficar furioso: "o goleiro pagou geral, após a falha dos zagueiros". O Aurélio dá 22 significados para o verbo pagar. Nenhum corresponde à bronca.

Será que consultar o Aurélio ou outro dicionário está ultrapassado? Seria melhor tirar as dúvidas nos programas de correção de texto da internet? Sinto falta da coluna semanal do Professor Pasquale, com quem aprendia muito sobre a língua portuguesa.

Um antigo lugar comum, ainda muito frequente, é dizer que "a imagem vale mais que mil palavras". Porque então os narradores falam tanto? Há um narrador na televisão, com uma bela voz, que não vou citar o nome por respeito, que não é Galvão Bueno, que narra, grita e acha fantástico até quando a bola sai pela lateral.

Hoje, no Fla-Flu, quem vai entregar mais, quem vai jogar mais espetado? Os torcedores do time perdedor vão pagar geral.

SELEÇÃO
Receio que Tite cometa o mesmo erro de Felipão na Copa, o de ser fiel a jogadores que ele conhece bem e que são sempre convocados, como Gil, Fágner, Giuliano. Penso que há outros melhores, como Rodrigo Caio, do São Paulo, ou David Luiz, do Chelsea, Rafinha, do Bayern, ou Mariano, do Sevilla, e Fabinho, do Monaco. Acho ainda que o técnico deveria procurar uma solução melhor, na equipe titular, para o lugar de Paulinho.

Não vejo futuro também nas convocações de Diego e Diego Souza. Como o time tem vencido e jogado bem, tudo passa a ser maravilhoso, e Tite, um técnico genial. É proibido criticar. Na entrevista coletiva, Tite não respondeu a uma pergunta sobre o que tinha achado das críticas feitas a ele pelo técnico Rogério Micale, campeão olímpico, dispensado pela CBF. Não escutei ninguém afirmar, mas, segundo noticiários, a saída de Micale teria sido motivada pela convocação do treinador das categorias de base do Corinthians.

Nenhum comentário:

Postar um comentário