Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

domingo, 2 de abril de 2017

Saudade do Caisinho

O antigo Caisinho, no início da rua 15 de Novembro, no centro de Santarém (PA). Atracado ao cais, o velho Santa Maria, do Seu Leonel Neves e que fazia a linha Santarém-Alenquer. Início da década de 70. (Fonte: Blog Você se lembra?)

Do poster:
Eu morei, por muitos anos, com meus pais e meus irmãos, em uma casa localizada no Caisinho, tendo como vizinhos as famílias do Joaquim da Costa Pereira e do Domingos Matos. Mais adiante, morava o casal Osvaldo e Célia Carneiro e os seus filhos - Celivaldo, Jeso, e outros. 

Um detalhe interessante: apesar do grande movimento de chegada e saída de embarcações de pequeno porte e fluxo intenso de pessoas durante o dia e à noite, dormíamos com as janelas abertas e sem grades, para usufruirmos da brisa gostosa do rio Tapajós. Jamais fomos importunados por ladrões, assaltantes, gangues, drogados, enfim, a tranquilidade imperava não só no Caisinho, mas em todos os lugares da querida cidade de Santarém. Tenho muita saudade daquela época. Hoje, infelizmente, a violência aumenta a cada dia, amedrontando a população. 

Abaixo, duas fotos que guardo com muito carinho:
 Meus manos, Emir e Eros, na beira do cais, bem perto da escadinha que dava acesso a praia
Minha mãe, Dona Didó, fazendo pose encostada no muro do Caisinho.
Dona Vera Pereira fotografada em frente à sua residência. O jeep era meu, estacionado na frente da casa onde eu morava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário