Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Câmara aprova medida que reverte ampliação de área de proteção ambiental

Ontem (16), deputados aprovaram em plenário nesta terça-feira (16) o texto principal da Medida Provisória 756/16, que reverte a ampliação do Parque Nacional de São Joaquim, determinada pela Lei 13.273/16, e passa a denominá-lo Parque Nacional da Serra Catarinense. Como o nome sugere, a Área de Proteção Ambiental (APA) fica no estado de Santa Catarina.
O relatório da medida provisória, elaborado pelo deputado José Priante (PMDB-PA), também modifica os limites da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, localizada no município de Novo Progresso (PA), para possibilitar a criação da APA do Jamanxim.

O parecer de Priante também chegou a mudar a concepção fundiária da Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo para transformá-la em duas unidades rurais com finalidades distintas, um parque nacional e uma área de proteção ambiental. “Uma medida provisória que cria uma APA que abrange 80% do território do município de Novo Progresso não pode ter como objetivo favorecer o desmatamento”, justificou Priante, segundo a Agência Câmara, referindo-se à criação da APA do Jamanxim.

Mas, com a consecução dos trabalhos, o plenário terminou por aprovar, por meio de acordo, o destaque apresentado pelo PT para retirar do texto a transformação da Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo em duas unidades com finalidades diversas.

O deputado Joaquim Passarinho (PSD-PA) afirmou que a flexibilização de unidades de conservação ambientais atende às necessidades dos povos da região. “Temos que entender que as atividades de exploração dessas áreas já ocorrem. Temos que ter regras sim, mas não podemos ficar contemplando a Floresta Amazônica sem poder usá-la de maneira racional, científica. Podemos utilizá-la e temos tecnologia para isso”, emendou o parlamentar paraense.

Por outro lado, o líder do Psol na Câmara, Glauber Braga (RJ), contestou a tese de Priante de que a medida só reduz a área de proteção de um município brasileiro. “Há a retirada de 484 mil hectares, cerca de 37% de uma área de proteção no Pará. Está se retirando a proteção, também no Pará, de outros 180 mil hectares, que representam mais de 50% da área de proteção atual. E, em Santa Catarina, também há a retirada de 10 mil hectares, cerca de 20% da área atual”, reclamou Glauber. “Por favor, relator, não é um único município, porque não existe município que vá do Pará a Santa Catarina”.

Embora a sessão deliberativa tenha registrado princípios de confusão e bate-boca em plenário, a matéria foi aprovada sem muitos problemas na Câmara, de onde segue para o plenário. Ciente de que seria derrotada em plenário, a oposição valeu-se de seus direitos regimentais para contestar o texto de Priante e, para demonstrar insatisfação, estendeu uma grande faixa às margens da Mesa Diretora em que se lê “A Amazônia pede socorro! #nenhumhectaramenos”.

Um comentário:

  1. Com a expulsão dessa caterva que tomou posse do pais, deverão ser revistas todas as medidas lesivas que impuseram aos brasileiros, inclusive a alienação de terras vinculados a um projeto recentemente aprovado pelo Congresso

    ResponderExcluir