Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular: (91) 8136-7941
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 10 de junho de 2017

Removendo o Passado: Quadrilhas juninas

A chamada "quadra junina", com muitos eventos festivos programados para o mês inteiro, na capital do Pará, Belém, e no interior do Estado, faz a alegria do povo, muito melhor do que a "quadra carnavalesca". Mas, infelizmente, as festas juninas já perderam as suas características, a começar pelas músicas. Não se ouve mais forró, xote, xaxado e baião. Só bregas e outros ritmos: arrocha, sertanejo, etc.

Podem me chamar de antiquado, mas gosto das coisas como manda a tradição. Daí a minha saudade das festas juninas de outrora. Eis um exemplo: a quadrilha junina denominada “Bossa Nova”, formada por “meninas” do Colégio Santa Clara e “garotos” do Colégio Dom Amando, fez muito sucesso na década de 80 em Santarém. A foto mostra o charme dessa turma cujos integrantes são de famílias “mocorongas” – Carvalho da Silva, Malheiros da Fonseca, Lalor Imbiriba, Lobato Gentil, Coimbra, Serruya, entre outras. Quem for capaz de identificar todos ou parte dessa moçada, por favor, informe os nomes para que possamos publicar nesta blog. (clique na foto para aumentar o tamanho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário