Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular: (91) 8136-7941
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 8 de julho de 2017

E por que "Mocorongo"?

Quem explica e justifica é o ilustre santareno Vicente Malheiros da Fonseca, no volume I do "Meu baú mocorongo", obra magnifica de seu pai Wilson Fonseca, o saudoso e querido Maestro Isoca:
"Para os menos avisados, o termo ´mocorongo` pode transparecer pejorativo. Ninguém pense que mocorongo, no nosso caso, é o caipira ou o matuto. Mocorongo é a denominação que se dá para a pessoa nascida em Santarém, Estado do Pará. E todo santareno tem orgulho de ser mocorongo, como o natural do Rio de Janeiro orgulha-se de ser carioca. (...) Como lembra Wilde Fonseca, para o natural de Santarém, mocorongo quer dizer sadio, trabalhador, corajoso e progressista. (...) Portanto, o qualificativo mocorongo revela a essência da alma santarena."

Nenhum comentário:

Postar um comentário