Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Trilhas e praias ainda intocadas no Pará

 
Algodoal: Lago das Princesas
Folha de SP
Alter do Chão já foi eleita pelo jornal 'The Guardian' a mais linda praia do mundo. Belém e Ilha de Marajó são sempre destacadas nos principais guias de viagem do Brasil e do exterior. Mas o Pará, que atrai mais de 1 milhão de turistas a cada ano, ainda tem muito a ser descoberto.

É o caso da Ilha do Algodoal, a 182 km da capital paraense. Pelo rio Marapanim, a travessia do porto de Marudá até a Ilha de Algodoal leva meia hora. O barco chega à vila de Algodoal, que tem cerca de mil habitantes e é a mais populosa das quatro que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua.

As ruas são de terra, e a charrete, o transporte oficial. A energia elétrica chegou apenas em 2005, mas hoje já pega internet.

"Algodoal é para curtir paisagens e praias de água doce ou salgada, a fauna e a flora amazônicas. Passear de canoa por igarapés, a pé por trilhas", resume o curitibano Luiz Antônio Coltro Júnior, biólogo do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará e hoje administrador da APA .

Uma das trilhas passa por mata, mangue e dunas, até chegar ao xodó dos locais, o lago da Princesa, de água escura e morna. Dele, outra trilha termina na Praia da Princesa, com quase 14 km de areia branca e o mar azul quebrando lá longe.

Dali, dá para voltar para a vila caminhando e parar na praia da Caixa D'Água, que tem bares e restaurantes com bons peixes.

Além da natureza, a ilha também é conhecida pela vida noturna, em que celebra o carimbó, ritmo tradicional paraense, e o reggae. É tudo muito tranquilo. Para andar descalço e se encantar com as águas, com o verde e contemplar alguns guarás, o pássaro laranja de cor viva que mora na ilha.

"A natureza é um dos elementos que impulsionam o nosso turismo. E ainda temos destinos poucos explorados, com muito potencial, como Algodoal", afirma o secretário de Turismo, Adenauer Góes. O turismo é uma das cadeias produtivas a serem fortalecidas pelo Pará Sustentável. Desde 2012, o Estado segue o plano Ver-o-Pará, que trabalha junto aos municípios para qualificar profissionais, formar redes de prestadores de serviços, investir em infraestrutura e divulgar as potencialidades do Estado nas feiras do setor pelo Brasil e pelo mundo. Segundo o secretário, com o programa, a meta é aumentar o faturamento com turismo em 10% ao ano. 
 
ILHA DE MARAJÓ: Matas, rios, mangues e igarapés fazem da Ilha de Marajó uma das principais atrações turísticas do Estado; o búfalo é outro destaque da ilha, que é banhada pelo oceano Atlântico e pelo rio Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário