Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Garapeira Ypiranga poderá mudar de dono

Passaram-se 95 anos e a Garapeira Ypiranga, localizada na Praça da Matriz, em Santarém, já recebeu, para saborear do seu produto mais famoso, o tradicional caldo de cana, prefeitos, governadores e dois presidentes da República: Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio “Lula” da Silva. Após resistir as investidas do então interventor Elmano de Moura Melo, querendo demolir o prédio, no ano de 1970 e do Prefeito no ano 1985, ela não mantém mais a construção original, mas continua sendo atração turística e serve como ponto de encontro de políticos, jogadores de futebol, cartolas, artistas, jornalistas e gente do povo.

Os primeiros proprietários da garapeira Ypiranga foram familiares de Cipriano Rocha, o popular “Pequenino”. Devido uma queda que o deixou quase paralítico, deixou o ponto em testamento para Herbert Farias (Cacheado) e sua esposa Ninita, que tinham nele um pai.

Herbert Farias está à frente da Garapeira Ypiranga há 56 anos, e paga, anualmente, todas as taxas cobradas pela Prefeitura. Hoje, aos 74 anos, é um dos comerciantes mais conhecidos e estimados da cidade. Mas, está preocupadíssimo, pois foi comunicado que, por decisão do Ministério Público, só poderá ocupar o espaço que pertence ao Poder Público Municipal, por mais 5 anos, como "concessionário". Após esse prazo, será publicado Edital de Concorrência e, então, quem oferecer a melhor proposta, passará a usufruir do direito de fazer funcionar no local, a garapeira ou outro tipo de comercialização de produtos, tudo de conformidade com as normas legais, ditadas pela Prefeitura de Santarém.
 
Sem entrar no mérito da questão, apenas expresso a minha estranheza e lamento que, após quase um século de sua criação, somente agora a Garapeira Ypiranga tenha o seu funcionamento ameaçado "por força da lei".
Ninita e Cacheado
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário