Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Secretário do Rio chama de 'idiotice' discurso de Taís Araújo sobre racismo

Cesar Benjamin
O secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, o cientista político Cesar Benjamin (foto), está sendo acusado de racismo no Facebook, por chamar de "idiotice racial" apontamentos sobre discriminação a negros, e por afirmar: "Quero que as raças se fodam". Benjamin cita o caso da atriz Taís Araújo, que falou em uma palestra da série TEDx sobre o tema. "A cor do meu filho faz com que as pessoas mudem de calçada", disse Taís
"Pessoal, eu sei que fui derrotado, sei que sou minoria da minoria, sei que vou apanhar de novo. Mas continuo detestando a racialização do Brasil, uma criação - eu vi - do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Nossa maior conquista - o conceito de povo brasileiro - desapareceu entre os bem-pensantes. 
Qualquer idiotice racial prospera", escreveu Benjamin no Facebook. "A última delas é uma linda e cheirosa atriz global dizer que as pessoas mudam de calçada quando enxergam o filho dela, que também deve ser lindo e cheiroso. Vocês replicam essa idiotice. Se os brasileiros mudassem de calçada quando vissem uma pessoa morena ou negra, viveriam em eterno ziguezague. Nunca chegariam a lugar nenhum." 
O secretário continua: "Me poupem de dizer que 'os negros estão nas prisões'. Isso vale para falar bonito para a classe média. Vivi bastante tempo no meio da massa carcerária de Bangu, como preso comum. Os brancos, como eu, eram pequena minoria. Os negros também eram pequena minoria. A grande maioria era de gente morena, com todas as gradações do nosso povo. As cores dos presos na galeria em que fiquei, e nas demais, e as cores que vejo na rua são exatamente as mesmas".

O post de Benjamin está sendo tachado de racista e de propagar a falsa ideia de que existe democracia racial no Brasil, considerado um mito pelos estudiosos do tema.
Leia também> Integrantes do movimento negro se manifestam sobre declaração de secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário