Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 12 de maio de 2018

Ministério Público cobra explicações da Globo por falta de atores negros em novela

A Globo terá que dar explicações sobre a falta de atores negros em sua nova trama, que justamente se passa no estado mais afro do país: a Bahia.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) do Rio de Janeiro enviou à emissora uma notificação para que o canal cumpra com a devida representação racial na próxima novela das 21h, Segundo Sol.

A nota partiu da Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), após repercussão negativa sobre o baixo número de atores negros no elenco.

O MPT afirma que o não espelhamento da sociedade nos programas televisivos “gera a perpetuação da exclusão e reafirma estereótipos de limitação de espaços a serem ocupados pela população negra”, ressalta o informativo.

De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, cabe ao Poder Público a promoção de ações que assegurem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra. Isso inclui a implementação de medidas visando a promoção da igualdade nas contratações do setor público e o incentivo à adoção de medidas similares nas empresas e organizações privadas.

“Decidimos expedir essa nota com o fim de mostrar a importância de a empresa respeitar a diversidade racial. Apesar de ser uma obra artística e uma obra aberta, consideramos que ela tem como obrigação incluir atores negros em proporção suficiente para uma real representação da sociedade”, explicou a coordenadora nacional da Coordigualdade, Valdirene Silva de Assis. (Fonte: UOL)
 
No Diário do Poder (Claudio Humberto):
Controle da criação
O Ministério Público do Trabalho fez “notificação recomendatória” de 14 itens à Globo para obrigar a novela “Segundo Sol”, ambientada na Bahia, a contratar mais atores negros. Logo estarão interferindo na obra de escritores, poetas, pintores, compositores, escultores etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário