Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 12 de janeiro de 2019

Ser mocorongo

"(...) Ser mocorongo é ser natural, tão sem preconceito e espontâneo, como a poesia que não se deixa fechar na artificialidade de burgos imaginários. Ser mocorongo é ser simples como Renato Sussuarana, Laurimar Leal, Elias Navarro e Iris Fona, o gênio tapajó da arte nata e pura que enfeitam o corpo desta terra sem roubá-la seus encantos; e amar e admirar o que ela tem, não jejuando seus costumes; e falar e lutar por aquilo que lhe falta, construindo, como fizeram Elias, Babá Corrêa e como fez e faz Everaldo Martins; é engrandecê-la pela voz que vai distante, distraindo seu povo, unificando sua gente, divulgando sua arte, educando-o, como faz o Ercio Bemerguy, o Edinaldo Mota, o Eriberto Santos, João Silvio Gonçalves e a dedicada Iêda Campos, que ensina um vale todo a escrever; é importar-se com ela e comentá-la, como fazem Osmar Simões, os senadores da matriz e os jovens deputados da praça da Saudade.
Mas, ser mocorongo, mocorongo mesmo é conhecer no íntimo este povo que se envaidece e canta o branco de suas praias, o azul de seu rio e o sorriso limpo do horizonte desta encantadora mulher tão quentemente abraçada pelo sol do Equador".
(Edwaldo Campos, advogado, escritor e poeta, na crônica ´Ser Mocorongo’, escrita em 1971 e publicada no blog do Jeso Carneiro)

E por que "Mocorongo"?

Quem explica e justifica é o ilustre santareno Vicente Malheiros da Fonseca, no volume I do "Meu baú mocorongo", obra magnifica de seu pai Wilson Fonseca, o saudoso e querido Maestro Isoca:
"Para os menos avisados, o termo ´mocorongo` pode transparecer pejorativo. Ninguém pense que mocorongo, no nosso caso, é o caipira ou o matuto. Mocorongo é a denominação que se dá para a pessoa nascida em Santarém, Estado do Pará. E todo santareno tem orgulho de ser mocorongo, como o natural do Rio de Janeiro orgulha-se de ser carioca. (...) Como lembra Wilde Fonseca, para o natural de Santarém, mocorongo quer dizer sadio, trabalhador, corajoso e progressista. (...) Portanto, o qualificativo mocorongo revela a essência da alma santarena."

Nenhum comentário:

Postar um comentário