Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

TE LEMBRAS ? - Parte 3 - Autor: Ercio Bemerguy

-do PF(prato feito) servido nos eventos sociais, contendo uma fatia de pão-de-ló, um sanduíche, dois canudinhos, dois pastéis e uma porção de galinha com farofa?

-da escola de datilografia da dona Anita (Ninita) Fonsêca Campos?

-do interventor Elmano de Moura Melo e dos prefeitos nomeados pro-tempore: Osvaldo Aliverti, Antônio Guerreiro Guimarães e Adelerme Cavalcante?

-dos papagaios coloridos confeccionados e vendidos pelo Renato Sussuarana e família Berbary?

-do Castelo e do Teatro Vitória?

-da “Turma do América” (Maurílio Pinto, Solano, Arnaldo Joseph, Pachá, Márlio Cunha, Zé Camaleão, Estemir Vilhena, Licurgo, Aloísio Saraiva, Manoel e João Moraes, Vovô, Guilherme, Nelson e Valério Alves, Clementino Lima, Paca Toca, Ercio e outros) que se reunia todas as noites em um dos bancos da praça da Matriz e, depois, no Bar Mascote, e que tinha lugares cativos no Cinema Olímpia?

-das festas nas sedes do Santarém Clube, Flamengo, Veterano, São Raimundo, Sindicato dos Estivadores e na residência do Bezerrão?

-do Rai x Fran, disputado no velho Estádio Adherbal Tapajós Caetano Corrêa, sempre com a presença da Caçula, fanática torcedora azulina?

-dos jogos de futebol-pelada nos fins de tarde na praia do Trapiche, com o “gol das seis”, quando a “macaca” (valia tudo) era liberada?

-da galinha assada com farofa preparada pela Maroquita e vendida em frente à casa de festa da Fuluca?

-do bloco carnavalesco “Breguelhegue”, organizado e comandado pelo Márlio Cunha, integrado, entre outros, por: Arnaldo Joseph, Pachá, Ercio Bemerguy, Dorivaldo Rodrigues, Clementino Santana Lima, Paca-Toca, Maurilio Pinto, Zé Camaleão, Licurgo Anchieta, Guilherme Alves, Odilson Matos, Manoel Moraes, Aloisio Saraiva, Josue Monteiro, Dário Tavares, Ruth e Marlene Santos, Carlos Meschede, família Cunha (Marlidio, Marli, Marlice, José e Marlisa), cantando o hino “Lá vem, lá vem ele, trazendo a vitória na mão/ tem rapazes, tem meninos, tem mulher/ vai ver quem é/ é o Breguelhegue ! / temos o Márlio para o respeito dar/ e a turma é da fuzarca prá brincar o carnaval!”?

-do Zé Serruya, o folião mais alegre e animado nas festas de carnaval do Centro Recreativo?

-do “PAUMARI”, da Dona Bibi e dos guaranás “SACIL” - do coronel Mario Imbiriba e “IMPERIAL” - do Paulo Lisboa?

-das praias: Maria José, Vera-Paz, Pajuçara, Arariá, Salvação, Alter-do-Chão, Maracanã, Coroa de Areia, São Marcos, Ponta de Pedras, Laguinho e Mapiri, em Santarém; Pindobal e Porto Novo, em Belterra?

-dos igarapés Irurá, Urumari e Cambuquira?

-das missas dominicais na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde existe a imagem do Cristo Crucificado, doada pelo cientista Von Martius?

-da vila de Belterra (transformada em município em janeiro de 1997), construída pela Companhia Ford Industrial, com seus imensos seringais, suas casas de madeira com sotão e frentes ajardinadas e seus times de futebol União Futebol Clube e Atlético Belterra Clube?

-das disputas de sinuca no “Café Chic” com a participação dos “cobras” Juarez, Matrinchão, Darlos e Dorivaldo Rodrigues, Raimundinho, Arnaldo Joseph e Dário Tavares e dos “amadores” Eduardo Antunes, Dário Coimbra, Joaquim Duarte e mestre Sena?

-do Malaquias, Zé Buraco e Porco exímios dançarinos, dando show no salão do “Vai-quem-quer” e da “Fuluca”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário