Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Vale a pena ler...
A COMPLICADA PARTILHA

Por Tais Luso, em seu blog.
Não há dúvida que qualquer pessoa ao receber a notícia do falecimento de alguém, fica consternada e lamenta imensamente a perda. Porém, na família, a dor é incalculável e  a recuperação é muito lenta.

Contudo, após o sepultamento, muitas pessoas revelam atitudes  que surpreendem e servem para nos dar a dimensão exata dos mais diversos tipos de comportamento humano. Nada é regra, mas existe de tudo um pouco. Atitudes lamentáveis.

Os primeiros meses, após o falecimento de um ente querido, é de intensa dor familiar. Em todos os cantos há lembranças; sua poltrona predileta, seu computador, celular, seus livros de cabeceira, sua xícara, seu perfume... Cada lembrança é sentida, e lágrimas escorrem procurando um alívio. Tudo tem uma conotação afetiva e tudo permanece onde sempre esteve na tentativa de conservar o familiar o mais próximo da lembrança. Nessa hora há muitas revisões afetivas. É um bom momento para ajeitar algumas feridas,  soterrar  culpas,  exercitar o perdão se houver necessidade.

Passada a dor inicial, entra outra realidade familiar: a Partilha, divisão dos bens! É neste ponto que o ser humano se revela. É aí que começa a dureza da nova vida: as leis e os direitos dos herdeiros: o meu e o teu perante a lei.  Começa o que antes nem se cogitava: as brigas dos herdeiros pelas coisinhas. Brigas por palmos de terra, desentendimentos por porcarias.

É nesse ponto que acontece a segunda perda: sepultam-se sentimentos, o respeito, a amizade, a dignidade, o parentesco. O amor. E tudo em nome de latarias; de trecos e cacos. Começa a mesquinharia. Acaba a harmonia familiar e começa a desconfiança entre os herdeiros. Muitos deles são verdadeiros horrores. A harmonia vai pro brejo; a família afunda e separa-se.

Partilhar deveria ser um ato civilizado, feito em paz; generoso, mas muitas vezes não são, é um confronto penoso através da Justiça dos homens. Uma avidez sórdida.

Não entendo como a morte não consegue deixar seu recado; é apenas percebida quando chega, quando busca a vida. Depois, é esquecida  e tudo se repete, como se ela não fosse voltar.
Assim, ficamos com o eterno ciclo  da avidez, da vulgaridade e da mesquinhez entre os vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário