Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Novos Estados: ´contra` ou ´a favor`, disponham deste blog

"O que a divisão do Pará vai causar é a divisão da miséria!" - "É um projeto enganoso, de conotação política egoista que atende apenas os interesses de grupos oportunistas". - Isto é o que se lê e se ouve sobre a criação dos Estados do Tapajós e de Carajás. Campanhas bem articuladas estão sendo organizadas por entidades classistas, como a Associação Comercial do Pará, por exemplo, para conscientizar os paraenses no sentido de dizerem NÃO quando forem realizados os plebiscitos.

Será verdade tudo isso e muito mais que os antiseparatistas escrevem e dizem, apontando apenas os malefícios que serão causados com a criação desses dois novos Estados? Talvez sim, talvez não... Porém, para que não haja dúvida e o povo possa avaliar e decidir-se contra ou a favor, é preciso que os supostos líderes dos movimentos separatistas, façam chegar aos ouvidos de todos os habitantes do Pará, informações bem claras e objetivas sobre o projeto de emancipação, sinalizando e justificando muito bem quais são as perspectivas para a melhoria das condições de vida de quem atualmente vive nos municípios que constituirão os pretendidos Estados do Tapajós e de Carajás.

É importante, é imprescindível, a união de todas as lideranças que atuam nos setores econômico, social, cultural, empresarial e político das regiões Oeste, Sul e Sudeste do Pará, para enfrentar e contestar, com argumentos convincentes, aqueles que pensam e dizem , como no samba de Lupicínio Rodrigues, que "é melhor viver juntos do que chorar separados". Se isto não for possível, se continuarem calados, é melhor desistirem da luta e, sobretudo, deletar o sonho de serem chamados "tapajoenses" ou "carajaenses".

Este blog, democraticamente, publicará opiniões, notícias e comentários que receber dos leitores ou pinçados de jornais, blogs, sites, twitter, etc., objetivando incentivar debates e a formação de consciência crítica e de ações para fortalecer os movimentos - contra ou a favor - em torno da criação dos novos Estados. Para aglutinar as postagens sobre este assunto, já criamos o marcador denominado NOVOS ESTADOS, ao lado direito da nossa página principal. É só clicar!

3 comentários:

  1. Prezadíssimo Ercio,

    Defendendo a não divisão do Pará, reúno alguns argumentos no seguinte texto:

    http://hupomnemata.blogspot.com/2011/05/os-quatro-custos-de-dividir.html

    E agrego diversos conteúdos desse argumento no seguinte blog: http://paraunido.tumblr.com/

    Creio que a oportunidade do plebiscito permite uma discussão franca e equilibrada, que inclusive leve em consideração as reivindicações por melhor participação política das diversas regiões do Estado, reivindicações evidentemente justas.

    Quem sabe podemos aproveitar esse debate para construir um projeto mais coletivo, democrático e fraterno de estado.

    Abraço,

    Fábio.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Fábio,
    Li os seus excelentes textos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Sou terminantemente contra. Vai trazer só despesas, e isto é o mínimo. Vamos parar com essas vaidades tolas.
    Um santareno alerta

    ResponderExcluir